
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Scatolin, Fábio, 1956- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Moura, Luciana Gimenis de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:04:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:04:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2007 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/76535 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/76535 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Fabio Doria Scatolin | - |
| Descrição: dc.description | Monografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Ciencias Econômicas | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Existe no Brasil uma variação da qualidade da educação ofertada pela rede municipal e estadual de ensino público, nos diferentes Estados do país e, até dentro de uma mesma cidade. As classes sociais com uma renda menos favorecida são, na maioria dos casos, as que têm acesso a pior educação. Com o IDEB 2005 foi possível classificar as escolas do país de acordo com a pontuação dos alunos na Prova Brasil, apontando como está o aprendizado deles nas matérias de português e matemática e ainda como está evasão nessas dependências. Analisando apenas o Paraná observou-se um resultado positivo, se comparado com as outras unidades da federação, mas ainda passível de políticas que levem a melhoria do aprendizado dos alunos no Estado. Ainda verificou-se, através de um estudo ce caso nas escolas melhor e pior colocadas no IDEB 2005 em Curitiba que as características do aluno, de sua família, influenciam o aprendizado principalmente em escolas que atendem uma classe social menos favorecida; enquanto a infra-estrutura da escola física e humana, e o projeto pedagógico exercem uma influencia maior sobre o aprendizado do aluno em escolas com uma classe social mais privilegiada. | - |
| Formato: dc.format | 39 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento econômico - Efeito da educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Controle de qualidade | - |
| Título: dc.title | Educaçao e qualidade : um estudo de caso nas escolas Marçal Justen e Manoel Ribas em Curitiba | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: