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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Wanderer, Carla, 1964- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional | - |
| Autor(es): dc.creator | Galves Junior, Wagner, 1982- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:46:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:46:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/76501 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/76501 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profª. Drª. Carla Wanderer | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede - PROFBIO. Defesa : Curitiba, 27/05/2022 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 51-55 | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: Ensino de Biologia | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Como consequência da adoção de uma política pública de educação inclusiva, uma gama variada de perfis de alunos adentrou e permaneceu nos bancos escolares. Dentre esses, destaca-se o acentuado número de alunos inseridos no Transtorno do Espectro Autista, devido ao aumento de casos diagnosticados nos últimos dez anos. Essa condição caracteriza-se por disfunções neurológicas que acarretam uma grande variedade e amplitude de sintomas relacionados às relações sociais e de comportamento restritivo e estereotipado. Com isso, o processo ensino-aprendizagem do aluno autista pode apresentar dificuldades. Dessa maneira, o presente trabalho propôs a criação de um material didático manipulável destinado ao ensino de biologia celular e histologia, o qual o aluno autista possa manipular, facilitando sua aprendizagem por se valer do interesse restritivo. Assim, o uso desse recurso visou promover sua funcionalidade por facilitar a compreensão dos assuntos relacionados a Biologia Celular e Tecidual, tornando visível e palpável conceitos que necessitam de um raciocínio abstrato, característica que muitos autistas apresentam déficit. Esse recurso didático foi modelado e construído pelo uso de impressora 3D e avaliado mediante aplicações em seções de atendimento especializado junto ao público-alvo no Colégio Militar de Curitiba-PR. Ainda, como sugestão de emprego do material desenvolvido, foi elaborada uma sequência didática a qual docentes da educação básica poderão utilizar. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: As a consequence of the adoption of an inclusive education public policy, a large range of student profiles entered and remained in schools. Among these, the high number of students with Autism Spectrum Disorder stands out, due to the increase in diagnosed cases in the past ten years. This condition is characterized by neurological dysfunctions that cause a wide variety and amplitude of symptoms related to social relationships and restrictive and stereotyped behavior. Thus, the teaching-learning process of the autistic student might show difficulties. Having that in mind, the present work proposes the creation of a concrete didactic material for the teaching of cell biology and histology, which the autistic student can manipulate, facilitating their learning by using the restrictive interest. So, the use of this resource aimed to promote its functionality by facilitating the understanding, making concepts that need abstract reasoning visible and palpable, a characteristic that many autistics demonstrate a shortfall. This didactic resource was modeled and built by using a 3D printer and its use was evaluated, by applying it in sectors of specialized service with the target audience at Colégio Militar de Curitiba-PR. Also, as a suggestion for the use of the developed material, a didactic sequence was elaborated which the basic education teacher can use. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Autistas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biologia celular | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Material didático | - |
| Título: dc.title | Elaboração de modelos didáticos 3D de biologia celular tecidual para alunos do ensino médio com transtorno do espectro autista | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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