
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bruel, Ana Lorena de Oliveira, 1974- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Claudio, Jéssica de Jesus Santos, 1994- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:32:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:32:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/76468 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/76468 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Ana Lorena Bruel | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 17/12/2021 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 140-153 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Compreende-se que a análise das trajetórias escolares permite observar as dimensões de acesso, permanência e conclusão de escolarização de adolescentes e jovens ao longo dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, aspectos estes centrais para a reflexão sobre a realização do direito à educação. Nesse sentido, a atual pesquisa se propôs a construir indicadores de qualidade da educação a partir dos dados sobre a trajetórias escolares, buscando sintetizar as informações de permanência e conclusão da educação básica de uma coorte de estudantes que cursaram o 6° ano do ensino fundamental em Curitiba em 2010. A metodologia de pesquisa adotada foi a pesquisa quantitativa de caráter longitudinal com base no Banco de Dados do INEP, na qual foram coletados dados de matrícula de estudantes do 6° ano do ensino fundamental de Curitiba de 2010 e esses momentos foram acompanhados ao longo de 7 anos. Utilizar a trajetória escolar como um indicador de qualidade significa discutir política educacional e olhar para a garantia do direito à educação a partir das dimensões de acesso, permanência e condições de conclusão. Assim como outros indicadores propostos também possuem limitações, mas abrem a possibilidade de ter outros pontos de vista sobre a qualidade da educação e permitem análises cotejadas com outros indicadores. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Qualidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Indicadores de qualidade da educação : um debate sobre trajetórias escolares | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: