O uso de estratégias psicológicas no consumo de jogos eletrônicos : uma análise das microtransações à luz da economia comportamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFernandes, Adriana Sbicca, 1969--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorCordeiro, Daniel Franscisco Scolaro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:26:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:26:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-14-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-14-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/76439-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/76439-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa Dra. Adriana Sbicca Fernandes-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A indústria de jogos eletrônicos é a mais relevante em termos de usuários e em arrecadação financeira do setor de entretenimento nesta década, superando tanto a indústria fonográfica quanto o cinema. As produtoras de jogos fazem uso de estratégias com capacidade de gerar o engajamento dos usuários, como a imersão, a conquista e a sociabilidade. A principal forma de monetização desse entretenimento se dá através das microtransações, que vendem itens funcionais e de personalização. Com base nisso, os desenvolvedores de jogos têm como intuito aumentar a retenção do jogador, com fim de acrescer ao máximo a monetização. Em particular, foram investigadas as ferramentas comportamentais utilizadas pela Electronic Arts em sua principal franquia, FIFA Ultimate Team. A luz da economia comportamental, esse estudo se propôs a identificar e analisar estratégias psicológicas utilizadas pela indústria de videogame. Como pilar analítico foi utilizada a teoria dos prospectos e os diversos efeitos cognitivos relacionados a ela. Foi possível concluir que as produtoras de jogos utilizam estratégias as quais alteram a motivação do consumidor de intrínseca para extrínseca pelo uso eficiente de artifícios comportamentais. Desta maneira, os jogos têm o poder de incentivar o gasto impulsivo do consumidor, independentemente de expressarem insatisfação com o produto.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectJogos eletronicos - Aspectos econômicos-
Palavras-chave: dc.subjectEconomia - Aspectos psicológicos-
Título: dc.titleO uso de estratégias psicológicas no consumo de jogos eletrônicos : uma análise das microtransações à luz da economia comportamental-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.