Aumento no consumo de telefones celulares no Brasil : 1998-2004

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Autor(es): dc.contributorAlmeida, José Felipe Araujo de, 1979--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Hosana da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:20:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:20:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2007-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/76392-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/76392-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Jose Felipe de Almeida-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Ciencias Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O consumo de aparelhos celulares, desde a sua implantação no mercado brasileiro, vem crescendo de forma considerável. Se no princípio o aparelho representava um produto de difícil acesso por parte do consumidor, onde o preço era o fator de maior relevância, hoje além das facilidades oferecidas para aquisição, à tecnologia utilizada na construção desses aparelhos é cada vez maior. Pode-se afirmar que um telefone tenha como função principal a comunicação via voz. Com a tecnologia utilizada na telefonia celular, essa função é apenas mais uma, conjuntamente, podemos encontrar celulares com sistemas de comunicação via textos com os torpedos, sistemas de músicas com mp3, sistemas de foto e filmagem, dentre outras funções. As inovações representam uma das ferramentas para a conquista de maior número de consumidores. As instituições de consumo também representam um fator importante ao se tratar de telefonia celular, na medida em que existem hábitos de consumo e a formação de grupos de referência além do processo de aprisionamento possível de existir em função dos produtores buscarem também a fidelidade do consumidor. No quadro brasileiro, existe ainda o fato das telecomunicações terem sido privatizadas na década de 1990, com a criação da ANATEL, Agência Nacional de Telecomunicações. Esse órgão definiu como uma de suas metas iniciais a universalização das telecomunicações, fixa e móvel, ou seja, a busca de um número maior de consumidores. Com essas mudanças, o setor tornou-se altamente dinâmico e competitivo.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectSistemas de telefonia celular - Brasil-
Título: dc.titleAumento no consumo de telefones celulares no Brasil : 1998-2004-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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