
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bartelmebs, Roberta Chiesa, 1987- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exatas | - |
| Autor(es): dc.creator | Prochnow, Igor, 1997- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:55:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:55:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/76374 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/76374 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof(a). Dr(a). Roberta Chiesa Bartelmebs | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Ciências Exatas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p.20-22 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : a capacidade de repassar conhecimentos adquiridos é excepcional na humanidade, porém, continuamos ensinando praticamente da mesma forma, mudando apenas os recursos. Assim, as escolas permaneceram estagnadas na sua conformação. Felizmente, práticas metodológicas que fogem do tradicional ganharam espaço, incluindo a leitura. Logo, o objetivo deste trabalho foi proporcionar aos professores uma metodologia para auxiliar a utilização do gênero conto no ensino de Física, buscando construir categorias de análise que permitam avaliar as principais características do conto para seu uso em sala de aula. Para isso, foi sugerido então que o conto seja estruturado com objetivos que valorizem os conhecimentos prévios dos alunos, utilizando de abordagens que sejam pertinentes ao objetivo de ensino do professor juntamente com os conhecimentos que possam viabilizar uma aprendizagem fidedigna, potencializando assim um impacto sociocultural no ensino, ferramenta a qual pode ser de grande valia para o professor no processo ensino em sala de aula. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ficção - Estudo e ensino | - |
| Título: dc.title | Utilização de narrativas para ensino de física : uma proposta de construção teórica acerca das características do gênero conto | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: