Utilização de narrativas para ensino de física : uma proposta de construção teórica acerca das características do gênero conto

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBartelmebs, Roberta Chiesa, 1987--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exatas-
Autor(es): dc.creatorProchnow, Igor, 1997--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:55:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:55:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-13-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-13-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/76374-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/76374-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof(a). Dr(a). Roberta Chiesa Bartelmebs-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Ciências Exatas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.20-22-
Descrição: dc.descriptionResumo : a capacidade de repassar conhecimentos adquiridos é excepcional na humanidade, porém, continuamos ensinando praticamente da mesma forma, mudando apenas os recursos. Assim, as escolas permaneceram estagnadas na sua conformação. Felizmente, práticas metodológicas que fogem do tradicional ganharam espaço, incluindo a leitura. Logo, o objetivo deste trabalho foi proporcionar aos professores uma metodologia para auxiliar a utilização do gênero conto no ensino de Física, buscando construir categorias de análise que permitam avaliar as principais características do conto para seu uso em sala de aula. Para isso, foi sugerido então que o conto seja estruturado com objetivos que valorizem os conhecimentos prévios dos alunos, utilizando de abordagens que sejam pertinentes ao objetivo de ensino do professor juntamente com os conhecimentos que possam viabilizar uma aprendizagem fidedigna, potencializando assim um impacto sociocultural no ensino, ferramenta a qual pode ser de grande valia para o professor no processo ensino em sala de aula.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectConto-
Palavras-chave: dc.subjectFicção - Estudo e ensino-
Título: dc.titleUtilização de narrativas para ensino de física : uma proposta de construção teórica acerca das características do gênero conto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.