Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Berticelli, Danilene Gullich Donin, 1979- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exatas | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Patrícia Gallo de, 1999- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:28:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:28:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/76321 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/76321 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof(a). Dr(a). Danilene Gullich Donin Berticell | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Ciências Exatas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p.39-40 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O método de cálculo a partir de estratégias mentais, já foi considerado um requisito fundamental para o aprofundamento de conhecimentos matemáticos em vários tópicos da matemática. Atualmente, nota-se que este processo vem sendo menos executado comumente, e pouco instruído nas escolas. Uma hipótese se deve ao fato de a grande maioria da população possuir um celular equipado com calculadora de fácil acesso, a qualquer momento. Assim, busca-se realizar um estudo exploratório acerca do cálculo mental, contrapondo-o com a utilização da calculadora do celular, tendo em vista a crescente evolução digital, bem como a presença abrangente deste recurso no meio social e, consequentemente, escolar. Procura-se analisar a influência da tecnologia digital presente no cotidiano social, mais precisamente a calculadora do celular, e seus impactos no processo de realização de cálculos mentais, ou seja, se o simples fato de poder ter uma calculadora na palma da mão, intervém no processo de desenvolvimento deste tipo de cálculo realizado no dia a dia, ou até mesmo se ele é substituído pelo aparelho. Para tanto, utilizou-se uma abordagem de cunho qualitativo e quantitativo, havendo participação da comunidade em um questionário. Dessa forma, é necessário também demonstrar alguns apontamentos sobre o processo de integralização da matemática no intelecto do indivíduo, que normalmente começa na escola, ou seja, mesmo que se deseje estudar como são realizados cálculos no dia a dia das pessoas, é preciso entender como elas começam a aprender a fazer isso, e, portanto, é necessário um olhar para o processo de realização de cálculos abordado normalmente nas escolas, recorrendo aos documentos oficiais. Assim, busca-se através de um questionário, observar qual o recurso é empregado pelas pessoas, no geral, para o exercício de cálculos básicos ou simples em seu cotidiano, nesse período em que toda sociedade é movida pela tecnologia digital e possui acesso a ferramentas como calculadoras, o estudo mostrou fortes indícios de que a grande maioria das pessoas tendem a utilizar a calculadora do celular para resolver a maioria dos cálculos, quando são expostos a estas situações. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cálculo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aritmetica mental | - |
Título: dc.title | Análise das implicações da calculadora do celular no processo de cálculo mental | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: