
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Parisoto, Mara Fernanda, 1985- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exatas | - |
| Autor(es): dc.creator | Toledo, Igor Mateus dos Santos, 1997- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:42:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:42:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/76318 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/76318 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof(a). Dr(a). Mara Fernanda Parisoto | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em curso de Licenciatura em Ciências Exatas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p.47-50 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : o presente Trabalho de Conclusão de Curso busca analisar as contribuições do Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na formação inicial dos alunos participantes. Intenciona ainda analisar as concepções do ser professor que foram formadas a partir da inserção dos alunos ao contexto escolar. Analisar também, diante das práticas pedagógicas elaboradas no projeto, quais os incentivos do PIBID para a formação e construção da identidade docente. Diante disso, buscou-se realizar uma análise das contribuições gerais proporcionadas pelo programa na formação dos bolsistas, além disso, compreender, por meio dos relatos dos alunos, a importância da bolsa (auxílio financeiro), como incentivo para a participação dos alunos no programa. A metodologia utilizada na pesquisa foi a de análise qualitativa através da aplicação de um questionário composto por questões discursivas com os alunos participantes do PIBID na vigência de 2018 a 2019. Os dados utilizados para o desenvolvimento da pesquisa foram baseados nos relatos de cinco alunos participantes do programa. Para a melhor compreensão dos objetivos do trabalho, os dados foram analisados em três categorias: concepções sobre ser professor, O PIBID como incentivo à formação docente e contribuições gerais. Os dados mostram que o programa PIBID é fundamental para a valorização da formação docente dos bolsistas, incentivando-os a seguir a carreira profissional. Alguns relatos dos alunos participantes revelaram que o PIBID proporciona, enquanto política pública de valorização da formação docente, o amadurecimento da profissão, oportunizando o desenvolvimento de atividades teóricas e práticas, contribuindo para a qualificação da profissão e da educação básica. Por meio dos resultados da pesquisa, conclui-se que o PIBID contribui para a qualificação da formação inicial dos alunos participantes, considerado como uma ferramenta promissora de incentivo à formação docente nos cursos de licenciatura. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Projetos científicos | - |
| Título: dc.title | As contribuições do PIBID na formação inicial de estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: