Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Meier, Wander Mateus Branco, 1985- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exatas | - |
Autor(es): dc.creator | Passos, Caroline Aranão, 1999- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:43:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:43:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/76312 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/76312 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Wander Mateus Branco Meier | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Exatas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : o presente trabalho consiste na concepção, análise e experimentação de uma sequência didática, que envolve a temática Números na disciplina de Matemática no 6° ano do Ensino Fundamental. Objetiva-se analisar as possibilidades de articulação entre a Educação Financeira e o conteúdo de operações com Números Naturais, por meio de uma sequência didática elaborada sob a perspectiva da Teoria das Situações Didáticas (TSD) e subsidiada pelo Livro do Aluno de Educação Financeira do 6º ano, do Programa de Educação Financeira nas Escolas, iniciativa da Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF. Para isso, utilizando-se da Engenharia Didática como suporte metodológico, elaborou-se uma sequência didática, e realizou-se a análise a priori, descrevendo os possíveis caminhos esperados para a sequência didática. Após a análise, experimentou-se a sequência em sala de aula e, em seguida, foi feita a análise a posteriori das situações presenciadas durante a experimentação e analisadas nas gravações registradas por meio de vídeo, buscando identificar a ocorrência das fases da TSD, e a aprendizagem dos conceitos de educação financeira. A sequência didática demonstrou potencial no sentido de articular os conceitos de educação financeira ao conteúdo de operações com os Números Naturais. Verificou-se também que a sequência didática elaborada com base na TSD é capaz de fortalecer o desenvolvimento autônomo do aluno. Porém, para que isso ocorra, é necessário que ele consiga, a partir do que foi planejado pelo professor, modificar seus conhecimentos em busca de novos saberes. Apesar disso, é perceptível a dependência que os alunos têm da validação de suas respostas pelos professores. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didatica - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Didatica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem - Matemática | - |
Título: dc.title | Educação financeira no 6° ano do ensino fundamental : proposta e análise de uma sequência didática sob a perspectiva da teoria das situações didáticas | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: