Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bartelmebs, Roberta Chiesa, 1987- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exatas | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Aramilson Aparecido Francisco da, 1977- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:03:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:03:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/76304 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/76304 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Exatas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 24-26 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este artigo foi elaborado com o objetivo de conhecer quais as principais dificuldades dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com relação aos conteúdos de Matemática. A ideia da pesquisa surgiu a partir da própria experiência do autor na EJA com a aprendizagem de Matemática. Para alcançar o objetivo proposto, foi utilizada a metodologia de cunho qualitativa do tipo estudo de caso. O instrumento empregado para o seu desenvolvimento foi um formulário do Google Forms com questões abertas, que foi enviado para alunos (as) da EJA. Com os dados obtidos através do questionário foi possível perceber quais são as dificuldades destes alunos (as) com relação à Matemática e notamos que apenas um deles não possui dificuldade. Algumas dificuldades relatadas foram à falta de concentração e a dificuldade em operações básicas, como a subtração. Houve relato também de aluno(a) que não consegue ver a utilização da Matemática presente no seu dia a dia e aponta a falta de material didático adequado para o acompanhamento das aulas nesta modalidade da educação. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | - |
Título: dc.title | As dificuldades dos alunos da educação de jovens e adultos com a disciplina de matemática : análise de um estudo de caso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: