Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bulgacov, Yara Lúcia Mazziotti | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Rafael Santana Galvão | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:29:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:29:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/76229 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/76229 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Yara Lúcia Mazziotti Bulgacov | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 23/03/2022 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 115-123 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Essa dissertação tem o objetivo de compreender como se constitui a prática organizativa das Hortas Urbanas Comunitárias (HUC) a partir da análise das mediações histórico-cultural e da racionalidade prática que guia os sistemas de atividade significativos à HUC Prado Velho e HUC Rio Bonito. Procura revelar, portanto, os fundamentos da racionalidade que orienta a ação dos sujeitos engajados com a prática organizativa da HUC Prado Velho e HUC Rio Bonito. Tratase de uma pesquisa qualitativa, na qual são utilizadas técnicas variadas de coleta de dados, como entrevistas interativas e observação participante. A análise de dados se pauta na ferramenta teórico-empírica dos sistemas de atividade, apoiada pela análise dos sentidos e significados por meio das narrativas. Os resultados obtidos revelam que a prática organizativa das hortas - proporcionado pelo trabalho coletivo - facilita a aprendizagem dos sujeitos, os quais conseguem agir com maior autonomia e espontaneidade, o que faz com que modifiquem e criem novas formas de fazer; gerando um espaço em constante construção de aprendizagem. O estudo das mediações que permearam essa prática social foi essencial para a identificação e entendimento dos sentidos e significados característicos da HUC Prado Velho e HUC Rio Bonito, contribuindo para a compreensão ampla sobre a prática organizativa das organizações. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research aims to understand how the organizational practice of the Urban Community Gardens (UCG) is constituted from the analysis of socio-historical mediations and the practical rationality that guides the significant activity systems to the UCG Prado Velho and UCG Rio Bonito. It seeks to reveal, therefore, the foundations of rationality that guides the action of subjects engaged with the organizational practice of UCG Prado Velho and UCG Rio Bonito. It is a qualitative research, in which varied techniques of data collection are used, such as interactive interviews and participant observation. Data analysis is guided by the theoreticalempirical tool of activity systems, supported by the analysis of senses and meanings through narratives. The results obtained reveal that the organizational practice of gardens - provided by collective work - facilitates the learning of subjects, who are able to act with greater autonomy and spontaneity, which makes them modify and create new ways of doing; generating a space in constant construction of learning. The study of the mediations that permeated this social practice was essential for the identification and understanding of the meanings and meanings characteristic of UCG Prado Velho and UCG Rio Bonito, contributing to a broad understanding of the organizational practice of organizations. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Horticultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidade - Organização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Organização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Título: dc.title | Análise da prática organizativa de hortas urbanas comunitárias em Curitiba | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: