O mercado de produtos organicos em Curitiba/PR e Região Metropolitana

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Autor(es): dc.contributorMoraes Neto, Jose, 1947--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorVieira, Fabio Harrison Azevedo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:08:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:08:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2006-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/76207-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/76207-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Jose Moraes Neto-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A diversificação de mercado representada pela produção orgânica tem se mostrado como uma possibilidade de investimento bastante atrativa, que vem despertando interesse de um número cada vez maior de agricultores, haja visto o aumento da demanda por estes produtos verificado nos últimos dez anos. No presente estudo, a proposta foi a de analisar o mercado de orgânicos em uma perspectiva regional -mais especificamente na cidade de Curitiba/ PR e Região Metropolitana - buscando-se analisar a evolução deste mercado e o comportamento dos preços comparativamente ao produto convencional. Com este objetivo, inicialmente foram realizadas pesquisas bibliográficas, buscando-se os subsídios teóricos na literatura para compreender a estrutura de mercado em que a produção orgânica se encontra inserida, apoiando-se na teoria de Crescimento de Firma proposta por Guimarães. Posteriormente realizou-se levantamento de preços de hortaliças orgânicas e convencionais em dois canais de distribuição - feiras e supermercados - a fim de avaliar as condições em que a hipótese de diferenciação de produto, característica do produto orgânico, poderia interferir positiva ou negativamente na questão de preço. Em síntese, os resultados obtidos com a realização da pesquisa assinalaram dois aspectos principais: tanto o crescimento da produção quanto o volume de comercialização de orgânicos em Curitiba/ PR e Região Metropolitana apresentam-se em crescimento e, com relação a preços, é possível se concluir que mesmo existindo uma diferença consistente de preços entre o produto convencional e o orgânico, isso não se traduz em fator limitante e nem mesmo impeditivo de consumo de orgânicos. Ao contrário, parece haver uma crescente demanda por esse tipo de produto, a qual só poderá ser eficazmente atendida na medida em que mais produtores entrarem no mercado e diversificarem ainda mais os canais de comercialização.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectAgricultura orgânica - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectAlimentos naturais-
Título: dc.titleO mercado de produtos organicos em Curitiba/PR e Região Metropolitana-
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