Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oreiro, José Luís da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | - |
Autor(es): dc.creator | Jagher, Regis Elysson | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:27:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:27:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/76197 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/76197 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Jose Luis da Costa Oreiro | - |
Descrição: dc.description | Monografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Pela visão Pós-Keynesiana que apresenta como estilização do processo de financiamento do investimento o circuito: Finance - Investimento - Poupança -Funding destaca-se a importância dos sistemas financeiros, sendo que a poupança é vista não como uma condição prévia e sim como o resultado do processo de investimento. Esta é relevante apenas para a consolidação das dívidas contraídas no curto prazo (para o Funding). Sistemas Financeiros tem papel essencial, tanto no Finance e principalmente no Funding, pois este último é responsável em grande parte por mitigar a fragilidade financeira e os riscos associados a processos de crescimento econômico. Como bem desempenham estas duas tarefas é o que garante que sejam considerados funcionais, tanto microeconomicamente quanto macroeconomicamente, independentes da estrutura financeira que sejam baseados, isto é, independentes de serem baseados em mercado ou em crédito. A partir desta abordagem, demonstra-se como o processo de investimento se realiza em sistemas financeiros alternativos. São tratadas as suas peculiaridades principalmente com relação ao Funding, e posteriormente também são feitas algumas considerações para o caso do sistema financeiro nacional. No SFN são dois os possíveis caminhos para a realização do Funding, a saber: pelo mercado e via o financiamento de longo prazo ofertado pelo BNDES, tendo este último, uma preferência efetivamente maior dos investidores. Por fim, demonstra-se como um banco de desenvolvimento tem um importante papel para o processo de Funding, bem como sua relação para com o mercado de capitais, aumentando a funcionalidade de um sistema financeiro, uma vez que diminui a volatilidade das taxas de juros das colocações e dos seus respectivos preços. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bancos de desenvolvimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Investimentos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poupança | - |
Título: dc.title | A influencia dos bancos de desenvolvimento no processo de funding do investimento : uma abordagem pos-keynesiana | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: