A estrutura de mercado do comercio varejista de farmacias de Curitiba

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCruz, Marcio José Vargas da, 1978--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Ediney Bento-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:25:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:25:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2006-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/76149-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/76149-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Marcio Jose Vargas da Cruz-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente monografia tem por finalidade apresentar as características atuais do mercado de varejo das farmácias da cidade de Curitiba. Para tanto, procurar-se-á traçar uma linha histórica que justifique o estágio atual. Tal abordagem ocorrerá tanto em nível nacional quanto local. Dentro desta análise será enfatizado o relacionamento existente entre os diferentes segmentos da cadeia farmacêutica, notadamente entre as indústrias e distribuidores, assim como a evolução verificada entre estes e os pontos de venda (PDVs). Na seqüência será analisada a estrutura de mercado em Curitiba, no período compreendido entre o final da década de 90 e outubro de 2006. De acordo com as informações obtidas junto aos órgãos afins e também com o próprio segmento de varejo farmacêutico, serão apresentados dados relacionados às quantidades de estabelecimentos ativos na cidade, a evolução da participação de mercado dos diferentes segmentos e, encerrando esta análise, a tendência registrada na formação de redes associativistas. Será possível constatar, inclusive, que esta última se apresenta como uma das alternativas mais viáveis para o pequeno empresário sobreviver num ambiente marcado por profundas mudanças mercadológicas, algo que lhe confere um aspecto extremamente competitivo. Concluindo a monografia, são apresentadas as experiências vivenciadas pelas duas redes de associação presentes em Curitiba, seu processo de origem, suas dificuldades, evolução e perspectivas.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectFarmacias, Drograrias, etc - Curitiba (PR)-
Título: dc.titleA estrutura de mercado do comercio varejista de farmacias de Curitiba-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.