Automação bancaria : introdução, evolução e suas consequencias para os trabalhadores

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Autor(es): dc.contributorBeloto, Divonzir Lopes-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorSantos, Gislaine Cristina Batista-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:07:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:07:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2006-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/76121-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/76121-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Divonzir Lopes Beloto-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A automação bancária começou a ser implantada nos anos 60, e ganhou força a partir da Reforma Bancária de 64, que propiciou aos bancos o aumento dos investimentos em tecnologia, já que os bancos passaram por um processo de fusões e incorporações. A partir disso, as instituições necessitavam ter uma estrutura operacional mais ágil e enxuta, para ganhar eficiência e tornar-se competitiva. Nesse processo foram favorecidas empresas brasileiras, que em conjunto com alguns grandes bancos, passaram a desenvolver suas próprias tecnologias. Com o significativo aumento das transações, os bancos procuram oferecer diferentes alternativas de acesso aos clientes, tais como uma grande rede de pontos de auto-atendimento em locais de fácil acesso aos clientes, uso do Internet Banking, correspondentes bancários, transações por celular. Isso com o objetivo de oferecer ao cliente comodidade, eficiência e agilidade na realização de suas transações bancárias, e conseqüente redução dos custos para as instituições bancárias. Todo esse processo resulta em uma diminuição no número de funcionários, trazendo graves conseqüências sobre o nível de emprego. Juntamente com isso, há também uma mudança no perfil do funcionário, que precisa adaptar-se ao ritmo da automação. Sendo assim, essa monografia tem como objetivo demonstrar como ocorreu o processo de introdução da automação bancária, sua evolução, o uso dos diferentes canais de atendimento pelos clientes, segundo dados da FEBRABAN, e suas conseqüências sobre o nível de emprego.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectBancos - Automação-
Palavras-chave: dc.subjectBancários - Emprego-
Título: dc.titleAutomação bancaria : introdução, evolução e suas consequencias para os trabalhadores-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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