O monstro como espelho da diferença : uma análise a partir de Edward mãos de tesoura (1990) e A forma da água (2017)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorJohn, Valquíria Michela-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda-
Autor(es): dc.creatorLira, Esther Zuniga Guedes de Castro, 1999--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:02:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:02:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-28-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-28-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/76095-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/76095-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof. Dra. Valquíria Michela John-
Descrição: dc.descriptionArtigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso-
Descrição: dc.descriptionArtigo (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : No Cinema, a figura do monstro é frequentemente usada para representar de forma metafórica a alteridade. Este trabalho se propõe a analisar os longas-metragens Edward Mãos de Tesoura (1990) e A Forma da Água (2017) em suas dimensões visuais e verbais, para verificar de que forma a relação do ser humano com a diferença é representada a partir da corporificação monstruosa da figura do Outro. A partir do método adaptado de Análise de Imagens em Movimento (ROSE, 2002) e dos conceitos de identidade e diferença (WOODWARD, 2000; SILVA, 2000) e intolerância e aceitação (SANEH, 2004), observaram-se três respostas para a alteridade nessas narrativas: intolerância, identificação e aceitação.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectCinema (Representação)-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade - Representaçao-
Palavras-chave: dc.subjectFilmes cinematográficos - Crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise fílmica-
Título: dc.titleO monstro como espelho da diferença : uma análise a partir de Edward mãos de tesoura (1990) e A forma da água (2017)-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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