O discurso sobre a homossexualidade no universo escolar : um estudo no curso de licenciatura em educação física

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDinis, Nilson Fernandes-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorLima, Francis Madlener de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:25:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:25:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-21-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-21-
Data de envio: dc.date.issued2006-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/7607-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/7607-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Nilson Fernandes Dinis-
Descrição: dc.descriptionInclui apêndices-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia-
Descrição: dc.descriptionResumo : Buscou-se com esta pesquisa uma análise dos discursos presentes nas falas do/s futuros/as professores e professoras de Educação Física no que tange a questão da diversidade sexual, mais especificamente a homossexualidade. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa através da aplicação de um questionário e também com a exibição de um vídeo educativo e posterior discussão com os/as alunos/as a partir das idéias expostas no vídeo. Realizouse inicialmente uma breve revisão das principais idéias foucaultianas e de que forma elas auxiliam em uma pesquisa voltada para os discursos da homossexualidade neste espaço acadêmico. Uma vez que a homossexualidade se constitui enquanto objeto a partir do advento do dispositivo da sexualidade em um momento histórico específico, faz-se necessário analisar quais discursos vêm sendo articulados em torno do tema e que tipo de estratégias, efeitos e resistências vêm sendo estabelecidos desde então em relação à sexualidade. Como o discurso da sexualidade faz parte das construções sociais e individuais, ele está presente em todas as instâncias da vida social, sendo delimitado e regulado de diferentes formas nos diferentes espaços, entre eles a escola e neste caso específico a aula de Educação Física, através, dentre outras formas, das ações das/os professoras/es. Assim é fundamental vislumbrar a função que esta disciplina vem assumindo na sociedade, percebendo de que forma essa área do conhecimento vem interferindo nas construções das subjetividades de alunos e alunas no espaço escolar, levando-se em conta os aspectos ligados ao discurso tanto da área da Educação Física como daquele voltado para uma sexualidade regulada e normatizada.-
Formato: dc.formatvii, 140 f. : grafs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectHomossexualidade-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectDissertações - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleO discurso sobre a homossexualidade no universo escolar : um estudo no curso de licenciatura em educação física-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.