Substituta, subterrânea, clandestina : vilania e orientalismo na construção da personagem Dalila, de "Órfãos da Terra" (2019)

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Autor(es): dc.contributorJohn, Valquíria Michela-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda-
Autor(es): dc.creatorCastro, Beatriz Martins de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:10:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:10:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-31-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-31-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/76078-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/76078-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Valquíria Michela John-
Descrição: dc.descriptionArtigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso-
Descrição: dc.descriptionArtigo (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Em paralelo à progressiva intensificação da guerra síria em 2019, a Rede Globo exibia Órfãos da Terra, uma telenovela cuja missão era sensibilizar o público para a situação vivida por refugiados em todo o planeta. Contudo, a história possuía uma vilã, Dalila (Alice Wegmann), que era árabe e carregava consigo diversos estereótipos relativos à "maldade", como é característico do gênero melodramático (MARTINBARBERO, 2003; THOMASSEAU, 2005). Neste artigo, pretendemos verificar como e se, mesmo em uma narrativa positiva quanto à população do Oriente Médio, a ascendência de Dalila acaba despontando como um fator de maximização de sua vilania. Adotando as proposições metodológicas de Bardin (1977) e Rose (2002), selecionamos capítulos específicos de Órfãos da Terra para análise, partindo da observação do figurino, das falas e das atitudes da vilã para identificar possíveis aspectos de vilania (OROZ, 1992) e de orientalismo (SAID, 2007) neles sinalizados. Para tanto, apoiamo-nos também nos conceitos auxiliares de "representação", como definido por Hall (2016), e de "interseccionalidade", como exposto por Crenshaw (2002). Durante a pesquisa, observamos que, de fato, os signos do Oriente são frequentemente utilizados para intensificar a correlação entre Dalila e o "Mal". Contudo, pudemos perceber que isso acontece mais por conta da religião islâmica a ela atribuída do que, necessariamente, devido à sua origem árabe-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectTelenovelas - Crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectEmigração e imigração-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade - Representaçao-
Título: dc.titleSubstituta, subterrânea, clandestina : vilania e orientalismo na construção da personagem Dalila, de "Órfãos da Terra" (2019)-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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