Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Matsumoto, Flavio Massao | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Marcelo Nunes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:06:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:06:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/7606 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/7606 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Flávio Massao Matsumoto | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006 | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografia | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O objetivo desta pesquisa é analisar como que as mudanças do mundo do trabalho, no processo da reestruturação produtiva, interferiram nas políticas públicas para a educação, mais particularmente o que se conhece como a pedagogia das competências. Realizou-se uma pesquisa documental, em que se analisou os documentos oficiais e legislação sobre a educação no país, e constatou-se que o discurso da educação como formação para o trabalho sempre esteve presente desde o início da década 30 do século XX com a primeira legislação educacional, até a lei 9394/96 (LDB). As sucessivas mudanças na política educacional representaram momentos de avanços e recuos no que se refere à formação da classe trabalhadora, mas sempre se manteve a dualidade estrutural entre os sistemas de ensino de caráter profissionalizante, destinado à classe trabalhadora, e os de caráter propedêutico para a classe dos dirigentes. Dentro deste contexto o estudante trabalhador é submetido ao processo de formação dentro de uma lógica do mundo do trabalho, gerando com isso uma formação polivalente, fragmentária e alienada, tornando-o competente apenas ao mercado de trabalho e não para a sua autonomia.; Investigou-se como a competência, um conceito polissêmico sujeito as diferentes interpretações, é apresentado na legislação educacional vigente, e como esta vem sendo tratada pelos diferentes pesquisadores da Educação. Dentro do discurso oficial, constata-se que a competência vem sendo considerada como um atributo individual do trabalhador, atribuindo a esta um caráter subjetivo. Entretanto, a construção da subjetividade, segundo Vigotsky, Lanes, Rey e Molon, se dá através das relações sociais do indivíduo e nunca de forma isolada. Dentro desta perspectiva o modelo vigente da pedagogia das competências, por desconsiderar o caráter social da subjetividade, não pode formar o indivíduo como um todo e o tornar um sujeito consciente do seu processo educacional e produtivo, para que possa ter uma formação humanitária sem perder a formação técnica, e que possa desenvolver as potencialidades na sua plenitude. Utilizando como contraponto o ensino politécnico de Gramsci, discute-se a possibilidade de se construir uma nova forma de competência a ser adquirida e desenvolvida pelo sujeito, de caráter coletivo, para melhorar a qualidade de ensino dos alunos do Ensino Médio, particularmente os alunos provindos da classe trabalhadora. | - |
Formato: dc.format | vi, 75 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subjetividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | O caráter coletivo do desenvolvimento de competências e as possibilidades da relação entre trabalho, educação e escola | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: