Analise da cafeicultura no Brasil : integração de mercados e margens de comercialização

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Autor(es): dc.contributorBittencourt, Maurício Vaz Lobo, 1970--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorBrunetti, Lucas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:54:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:54:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2006-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/76022-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/76022-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Mauricio V. L. Bittencourt-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho analisa o mercado nacional de café arábica e suas relações internas e com o mercado global, através da relação de preços. Estimou - se pela metodologia VEC a existência da transferência de preços entre a opção de café futuro americana e a brasileira, além da transferência de preços pagos aos produtores mineiros, paulistas e paranaenses. Foram realizados testes de raiz unitária, causalidade de Grangers testes de co-integração, decomposição da variância, função de reposta a choques e o parâmetro Ç3 Também foram avaliadas as margens de comercialização e realizada uma regressão com os seus principais componentes. Os resultados da integração internacional foram que apenas o Brasil causa os E.U.A., e isso mostra que não se trata de um mercado perfeitamente integrado. Nas integrações estaduais apenas ocorreu bi-causalidade entre Minas Gerais e São Paulo e São Paulo e Paraná, e causalidade de Paraná e Minas, mas não o inverso. Mostrando internamente temos um mercado eficiente. As margens de comercialização mostraram que o setor mais beneficiado na cadeia produtiva do café foi o setor atacadista que fica com a maior parte da renda, e que com aumentos nos custos de produção diminuem as margens do varejo.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectCafé - Cultivo - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectCafé - Comércio-
Título: dc.titleAnalise da cafeicultura no Brasil : integração de mercados e margens de comercialização-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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