Uma análise dos cursos de economia : a luz do institucionalismo original

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Autor(es): dc.contributorAlmeida, José Felipe Araujo de, 1979--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorCorrea, Naiana Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:05:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:05:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/75992-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/75992-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. José Felipe Araújo de Almeida-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O propósito central deste trabalho é analisar os cursos superiores de ciências econômicas ofertados na cidade de Curitiba sob a ótica do institucionalismo radical através de uma leitura crítica dos trabalhos de Thostein Veblen e Dugger, referente a hegemonia corporativa sobre as demais instituições inseridas na sociedade. Para analisar a qualidade das instituições de ensino foi utilizado um criterioso ranking nacional, chamado RUF - Ranking Universitário da Folha de São Paulo, assim como o Lattes dos docentes das universidades, através dos indicadores do ranking foi possível esmiuçar as particularidades de cada universidade, sobretudo a matriz curricular e a composição do corpo docente para avaliar a presença da hegemonia corporativa nas instituições. Verificado a contaminação dos interesses externos sobre a autonomia das instituições de ensino, é indicado as instituições privadas a necessidade de exercer as atividades com independência para que haja desenvolvimento na sociedade, instigue o pensamento crítico dos indivíduos e torne a sociedade mais igualitária.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectHegemonia-
Palavras-chave: dc.subjectEconomia - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Título: dc.titleUma análise dos cursos de economia : a luz do institucionalismo original-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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