Responsabilidade social voltada a area educacional : estudo de caso do Instituto Bom Aluno Brasil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDomakosky, Luiz Antonio-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorMelo, Joice Bernardo de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:52:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:52:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2005-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/75984-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/75984-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Luiz Antonio Domakosky-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Ciencias Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A responsabilidade social de uma empresa pode ser entendida como a decisão da organização e dos empresários de participar mais ativamente de ações comunitárias e sociais na região em que estão presentes, procurando diminuir diferenças sociais e estimular o desenvolvimento de comunidades. Em outras palavras, os empreendedores sociais são profissionais que trabalham em busca da transformação social. No Brasil, a expressão Terceiro Setor corresponde também às expressões organização não-governamental (ONG), sociedade civil, sem fins lucrativos, filantrópicas, sociais, solidárias, independentes, caridosas, de base, associativas etc. Em relação aos aspectos abordados, essa monografia centralizará como foco a área de empreendedorismo social, ilustrando-a a partir da apresentação do caso do Instituto Bom Aluno do Brasil. O programa desenvolvido pelo Instituto Bom Aluno do Brasil pode ser considerado uma importante contribuição social e também empresarial que um dia foi idealizado, visando a melhoria educacional e social do país. O sucesso do programa desenvolvido pelo Instituto Bom Aluno do Brasil é devido a muitos fatores, sendo um dos principais fatores de sucesso o próprio aluno participante. A responsabilidade social é uma forma de conduzir os negócios da empresa de tal maneira que a torna parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social. Responsabilidade social pode ser também o compromisso que a empresa tem com o desenvolvimento, bem-estar e melhoramento da qualidade de vida dos empregados, suas famílias e comunidade em geral. Sob o ponto de vista clássico as empresas não devem assumir qualquer responsabilidade social além de dar tanto lucro quanto possível aos proprietários da empresa. A responsabilidade social é resultado dos questionamentos e das criticas que as empresas receberam, nas últimas décadas, no campo social, ético e econômico por adotarem uma política baseada estritamente na economia de mercado. O objetivo do programa do Instituto Bom Aluno do Brasil é o de promover a melhoria social de bons estudantes, de famílias de baixa renda, por intermédio do desenvolvimento educacional e profissional. A transformação social dos alunos do Instituto Bom Aluno do Brasil é realizada pelo investimento de empresários na formação profissional de estudantes, oriundos de famílias de baixa renda, mas que se destacam pela dedicação e desempenho escolar. A determinação dos estudantes do Instituto Bom Aluno do Brasil é que definirá até onde eles podem chegar nos estudos. Os alunos participantes do programa do Instituto Bom Aluno do Brasil permanecerão no programa de acordo com o patamar de desenvolvimento pessoal e acadêmico que desejarem atingir em seus estudos. A expectativa do Programa do Instituto Bom Aluno do Brasil é que os alunos sejam agentes de transformação social e que dêem continuidade ao programa, pela manutenção de novos alunos no futuro. O programa do Instituto Bom Aluno do Brasil é um caso de sucesso, tendo em vista que os bons resultados de desempenho dos alunos sinalizam uma continuidade do programa, pois os ótimos resultados apresentam uma resposta favorável à adoção de novos alunos. Embora a expectativa do programa do Instituto Bom Aluno do Brasil esteja sendo atingida, recomenda-se que seja feito um estudo da validade no investimento em outros projetos que não sejam propriamente a adoção de novos alunos, mas sim de novas modalidades de projetos de responsabilidade social voltados à educação.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectResponsabilidade social da empresa-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Financiamento-
Título: dc.titleResponsabilidade social voltada a area educacional : estudo de caso do Instituto Bom Aluno Brasil-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.