
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Fonseca, José Wladimir Freitas da, 1963- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Deschamps, Jacques Paul | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:46:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:46:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2005 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/75932 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/75932 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Jose Wladimir Freitas da Fonseca | - |
| Descrição: dc.description | Monografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Ciencias Econômicas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar como a empresa "X" se utiliza dos instrumentos financeiros para a administração do risco cambial, procurando identificar as estratégias adotadas, os instrumentos utilizados e os resultados obtidos. Para isso, procurou-se o caminho mais adequado: primeiro, na teoria dos custos de transação, que coloca o problema da organização da economia como um problema contratual, com o objetivo de estabelecimento de contratos para organizar nossas incertezas e incompletas percepções sobre a economia, e, segundo, na teoria evolucionista da firma, onde a firma é o resultado de um processo de aprendizagem ao longo do tempo, de forma que é este processo que torna possível sua progressão num ambiente de incertezas e de constantes mudanças. Através de uma breve apresentação do mercado de câmbio, verificou-se que desde a implantação do regime de câmbio flutuante em 1999 a taxa de câmbio no Brasil vem oscilando bastante. Diante dessa volatilidade e imprevisibilidade da taxa de câmbio, mais e mais empresas começaram a procurar os instrumentos financeiros, cujo objetivo é utilizar os mercados futuros de moeda para reduzir riscos dando cobertura a uma posição futura (dívida, financiamento, exportação) em aberto. Desta maneira, como os instrumentos financeiros funcionam como um instrumento de normalização, ou seja, um contrato, concluiu-se que a teoria dos custos de transação seria a mais adequada para o embasamento desse trabalho. A empresa "X", para se utilizar dos instrumentos financeiros, estabelece diretrizes e regras bem definidas, diretrizes essas que mostraram as operações de termo de moedas como o melhor instrumento financeiro a ser utilizado pela empresa. Através de análises, o que se viu foram resultados negativos superiores aos positivos. Ao que tudo indica, a empresa pode optar por não contratar os instrumentos financeiros, ficando exposta à variação cambial ou, realizar essa operações, abrindo mão, quem sabe, de um ganho futuro, mas ficando totalmente protegida contra a variação cambial. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Administração de risco | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Câmbio | - |
| Título: dc.title | Instrumentos financeiros para administraçao do risco cambial : uma abordagem pratica na empresa "X" | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: