Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kasper, Katia Maria, 1959- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino | - |
Autor(es): dc.creator | Carneiro, Gizele Cristiana, 1980- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:59:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:59:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/75892 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/75892 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Prof. Dr. Kátia Maria Kasper | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 23/02/2022 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 94-97 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa tem como plano de experimentação cartográfica as batalhas de poesia falada do coletivo de rua slam das Gurias. Acolhe o incômodo trazido pela pandemia global, refaz o trajeto a ser percorrido pela cartógrafa e apresenta como se deu a reconstituição dos modos de estar coletivamente quando da ausência da rua. Fia uma narrativa na qual a professora-pesquisadora discorre sobre a experiência como um acontecimento dado pelo encontro, perspectiva essa trazida por Larrosa e por Deleuze e Parnet. Realinha modos de acompanhar o processo de criação do slam em ocupação às redes sociais; reinventa maneiras de estar em sala de aula em conversa com Silvio Gallo, Ailton Krenak e Kátia Kasper; ensaia o escrito de sua cartografia e revela uma escritora em si em agenciamento com as poéticas menores, com o grupo de orientação e de pesquisa que integra, e com as leituras trazidas por ele. Cartografia de um processo criativo que instaura um espaço de escrever e dizer poesias e se abre como campo que possibilita a prática de educações menores. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research has as a plan of cartographic experimentation the spoken poetry battles of the street collective slam das Gurias. It welcomes the discomfort brought about by the global pandemic, retraces the path to be followed by the cartographer and presents how the reconstitution of ways of being collectively took place when the street was absent. There is a narrative in which the teacher-researcher talks about the experience as an event given by the encounter, a perspective brought by Larrosa and by Deleuze and Parnet. Realigns ways to follow the slam creation process in occupation of social networks; reinvents ways of being in the classroom in conversation with Silvio Gallo, Ailton Krenak and Kátia Kasper; rehearses the writing of her cartography and reveals a writer herself in agency with the minor poetics, with the guidance and research group she integrates, and with the readings brought by it. Cartography of a creative process that establishes a space for writing and saying poetry and opens up as a field that enables the practice of minor educations. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poesia - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interpretação oral da poesia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escrita - Conhecimentos e aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escrita - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet | - |
Título: dc.title | Slam e escrita : percursos entre poéticas menores, experiência e educação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: