Desenvolvimento humano e desempenho escolar : uma análise dos bairros de Curitiba e suas respectivas escolas municipais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorWelters, Angela, 1970--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorDallalana, Maria Tereza Alberton-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:31:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:31:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-31-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-31-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/75852-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/75852-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Angela Welters-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho se propôs analisar a relação se relação entre o desenvolvimento humano e o resultado do desempenho escolar na população de Curitiba. Para isso, foi utilizado o resultado do desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais das escolas públicas municipais em Curitiba, por meio dos dados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), e cotejados com a análise dos bairros do município e seus indicadores de desenvolvimento, medidos pelo IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal). A análise teve como objetivo compreender como se dá a relação entre esses dois indicadores, ou seja, como a situação socioeconômica do local onde está inserida a unidade educacional, pode produzir resultado no aprendizado do aluno. Para embasar tal análise, o trabalho parte do referencial teórico a respeito da teoria do desenvolvimento humano à luz de Amartya Sen, perpassando também pela Teoria do Capital Humano. Após, é feita uma análise histórica sobre a educação no Brasil, contemplando seu retrospecto normativo e desafios. Depois disto, o trabalho adentra na metodologia aplicada e na análise dos dados. Utilizou-se os dados públicos disponíveis no portal QEdu e no Atlas Brasil para observar a hipótese levantada: indivíduos inseridos em locais de baixo desenvolvimento humano, apresentariam bons resultados de aprendizado e aproveitamento no âmbito escolar? Ou há relação entre baixo aproveitamento escolar com baixo desenvolvimento humano? O resultado é o que se apresenta a seguir. Dos 51 bairros analisados, 67% se enquadrou no resultado esperado, ou seja, apresentou IDHM alto e IDEB alto ou IDHM baixo e IDEB baixo. No entanto, os outros 33% apresentaram divergência da análise teórica e o resultado de IDHM do bairro aparentemente não foi observado relação com o resultado de IDEB das escolas da região analisada.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectIndice de desenvolvimento humano-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Qualidade-
Título: dc.titleDesenvolvimento humano e desempenho escolar : uma análise dos bairros de Curitiba e suas respectivas escolas municipais-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.