Corpo e docência : conexões disjuntivas para um oficinar corporal desejante

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFreitas, Ana Elisa de Castro, 1968--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais-
Autor(es): dc.creatorSantos, Mariana Tolentino dos, 1990--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:25:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:25:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/75795-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/75795-
Descrição: dc.descriptionOrientador(a): Profa. Dra. Ana Elisa de Castro Freitas-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 17/12/2021-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 54-59-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho parte de inquietações de uma docente pesquisadora com relação aos processos de formação de professores e a corporeidade. Discute-se a inseparabilidade entre história de vida e fazer pedagógico, problematizando a necessidade de corporificar a formação continuada com vistas a experimentação ativa da pesquisa de si. Como mecanismo de fuga e sobrevoo para pensar um novo olhar sobre formação continuada, propõe-se a compreensão desse momento como um ato de "oficinar", tendo a arte como aliada para as vivências e provocações. Almeja-se compor um cenário de percurso metodológico possível para quem se aventura mediando formação docente, ao passo que discute a necessidade de criação de novos modos de produção de subjetividade que reflitam no ambiente escolar.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present work starts from the concerns of a research teacher regarding the processes of teacher training and embodiement. The inseparability between life history and pedagogical practice is discussed, questioning the need to embody continuing education with a view to active experimentation in self-research. As an escape and overflight mechanism to think a new look at continuing education, it is proposed to understand this moment as an act of "workshop", having art as an ally for the experiences and provocations. The aim is to compose a scenario of possible methodological path for those who venture to mediate teacher training, while it discusses the need to create new modes of production of subjectivity that reflect in the school environment.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectDocência-
Palavras-chave: dc.subjectCorporeidade-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Ambientais-
Título: dc.titleCorpo e docência : conexões disjuntivas para um oficinar corporal desejante-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.