Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Althaus Junior, Adalto Acir, 1973- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Josiane dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:34:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:34:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/75783 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/75783 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof Dr. Adalto Acir Althaus Junior | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Os pequenos negócios representam cerca de 98% das empresas brasileiras. Nesse contexto, o aprofundamento dos estudos em relação a esse tipo de empreendimento é de grande relevância econômica. A literatura aponta que o perfil de gestão da MPE é centralizado no gestor, e que o mesmo tem papel importante no processo decisório dentro da organização. Essa característica abre caminho para a análise de todas as variáveis que possam ter influência no comportamento do gestor e, portanto, na cadeia de decisões dentro da empresa. Em contraposição ao conceito de racionalidade absoluta no processo decisório, a Economia Comportamental desenvolveu o conceito de racionalidade limitada e mapeou diversos vieses comportamentais a partir do conceito de heurísticas (regras de bolso). O objetivo desse trabalho foi a verificação da possibilidade de identificar a presença dos vieses da percepção, status quo, efeito manada, contabilidade mental e excesso de confiança no processo de tomada de decisões financeiras de investimento de capital não financeiro nas micro e pequenas empresas (MPEs) brasileiras a partir de estudos já realizados na área. Para tal, foram analisadas 142 pesquisas para seleção de uma amostra de 13 estudos que foram criteriosamente avaliados para verificação da presença ou não dos vieses mencionados. Apesar das limitações na pesquisa, foi possível perceber sinais de que em geral a atitude dos gestores condiz com o conceito de racionalidade limitada. Foram encontrados indícios dos vieses estudados no processo decisório associado a investimentos não financeiros na MPE, mas não foi possível caracterizar completamente a ocorrência desses vieses a partir da amostra selecionada. O resultado abre caminho para estudos mais substanciais na área. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pequenas e medias empresas - Administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Investimentos - Processo decisório | - |
Título: dc.title | Gestão de micro e pequenas empresas : identificação de vieses comportamentais nas decisões de investimento em capital não financeiro | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: