
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Terciane Sabadini, 1984- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Zangiski, Gabriela Henrique | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:07:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:07:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/75776 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/75776 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. Terciane Sabadini Carvalho | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O crescimento da preocupação no que concerne à escassez de água como fator limitante ao desenvolvimento levanta questões acerca da relação entre a água e a economia. Assim, diante da incorporação direta e indireta de água nos processos de produção, evidencia-se a necessidade de avaliar os fluxos de água consumidos na produção de bens e serviços. Diante disto, destaca-se o conceito de água virtual, referente ao volume de água utilizado nos processos de produção. Apesar da vasta disponibilidade de recursos hídricos no Brasil, estes recursos são mal distribuídos, causando escassez em algumas regiões. O maior consumidor de água no país é o setor agropecuário, de maneira que o estudo dos fluxos de água virtual no estado do Paraná mostram-se bastante relevantes. Isso decorre da importância do estado como produtor agrícola para o Brasil, bem como do peso da economia paranaense no país. Portanto, o principal objetivo desta pesquisa investigar se o estado do Paraná é exportador ou importador regional líquido de água virtual para as demais regiões brasileiras, bem como compreender o comércio de água virtual entre este estado e as principais regiões com as quais ele comercializa: São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Resto do Brasil. Para tanto, foi utilizado um modelo de insumo-produto inter-regional. Os setores da matriz foram agregados em seis, sendo eles Agricultura, Pecuária, Produção Florestal, Pesca e Aquicultura; Indústrias Extrativas; Indústrias de Transformação e Construção; Eletricidade e Gás; Água e Esgoto; e Demais Atividades. A partir disso, o estado do Paraná foi caracterizado como exportador líquido de água virtual para as demais regiões brasileiras. Este resultado é explicado principalmente porque o setor de Agricultura, Pecuária, Produção Florestal, Pesca e Aquicultura no Paraná apresenta elevado requerimento total de consumo de água para todas as regiões e sua produção é bastante relevante no estado. Adicionalmente, os resultados encontrados evidenciam a intensidade do comércio de água virtual do Paraná com o estado de São Paulo e com o Resto do Brasil. No setor de Agricultura, Pecuária, Produção Florestal, Pesca e Aquicultura e no comércio com o estado de São Paulo, o Paraná é exportador líquido de água virtual. No setor de Indústria da Transformação e Construção, bem como no comércio com o Resto do Brasil, o estado comporta-se como importador líquido de água virtual. No entanto, as exportações de água virtual possuem maior peso, fazendo com que o estado seja exportador líquido de água virtual, quando considerados todos os setores e regiões do Brasil. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Água - Consumo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relações intersetoriais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Produção | - |
| Título: dc.title | Análise do comércio de água virtual no Estado do Paraná : uma abordagem de insumo-produto | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: