
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Patricia Rosentaski de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Castelli, Wiliam | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:55:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:55:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2005 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/75752 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/75752 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Patricia Rosentaski de Oliveira | - |
| Descrição: dc.description | Monografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Ciencias Econômicas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A união de economias nacionais em blocos econômicos tem sido uma tendência cada vez mais crescente na "economia contemporânea". O maior e mais bem sucedido exemplo disso foi o ocorrido na Europa, que se iniciou a cerca de cinqüenta (50) anos, um processo de unificação de suas economias que tem como sua fase mais recente a criação de uma moeda única, o EURO.A partir de 1812 iniciaram as uniões aduaneiras, que desde então, vem evoluindo e culminando em uniões monetárias..Esta monografia tem por objetivo discutir e analisar a viabilidade de uma unificação monetária no MERCOSUL com o intuito de confirmar a hipótese de que a unificação é viável e necessária, a médio ou longo prazo, em conformidade com a conjuntura econômica apresentada durante as últimas duas décadas.Tendo como base o relato histórico da União Européia, foi realizado um levantamento dos blocos econômicos, que tiveram sua unificação (maioria dos países) culminada em uma única. Com abordagem na demonstração dos principais indicadores macroeconômicos do MERCOSUL e da convergência destes na última década, buscou-se a confirmação da hipótese, de que a unificação é necessária e viável. Essa evolução não tende a diminuir, devido em grande parte, a globalização e ao mercado mundial, que forçam os países a evoluções econômicas e sociais cada vez maiores. A melhor forma de atingir esse objetivo, seria por uma parceria extrema entre os países de um mercado comum, o que refletiria em uma unificação monetária. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | MERCOSUL (Organização) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | União monetaria | - |
| Título: dc.title | Fatores e condiçoes, até 2002, para uma possivel unificaçao monetaria no Mercosul | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: