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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Carnieri, Celso, 1947- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia | - |
| Autor(es): dc.creator | Teixeira, Levi Lopes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:31:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:31:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2006 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/7553 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/7553 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Celso Carnieri | - |
| Descrição: dc.description | Inclui apêndice | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia e Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduaçao em Métodos Numéricos em Engenharia. Defesa: Curitiba, 2006 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui bibliografia e anexos | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: Programação matemática | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: As Instituições de Ensino Superior (IES) privadas e públicas do Brasil têm pela frente um grande desafio: diminuir a evasão escolar. Este trabalho procura contribuir com as discussões que envolvem esse problema tão complexo, dadas as circunstâncias nas quais ele está inserido . Investigou-se variáveis que pudessem discriminar dois grupos, um deles formado por alunos que possuem maiores chances de saírem da IES com a titulação e, o outro, formado por alunos que deixaram a IES sem a titulação. Na busca deste objetivo, aplicou-se um questionário a fim de extrair possíveis diferenças entre os grupos e, para determinar quais variáveis possuíam diferenças significativas. Para tanto, foram utilizadas técnicas estatísticas como a MANOVA. Determinadas as variáveis discriminantes, passou-se para a classificação de indivíduos em um dos dois grupos, com a aplicação da Função Discriminante Linear de Fisher e da Regressão Logística. Por melhor que sejam esses métodos, sempre ocorrem erros de classificação, os quais foram estimados. Um dos métodos aplicados foi o de Lachenbruch. Além das variáveis discriminantes, as funções classificatórias também foram alimentadas por escores fatoriais, comparando-se os resultados obtidos com os dois tipos de dados. A pesquisa foi realizada em uma IES de Foz do Iguaçu – Pr de tamanho médio em comparação com outras Instituições da cidade e, mesmo investigando um universo reduzido, muitos dos resultados obtidos podem ser expandidos para outras instituições. Escores fatoriais e variáveis discriminantes, tais como: tempo para estudos e decepção com o curso escolhido, permitiram a construção de funções para predizer em que grupo um novo indivíduo vai pertencer. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The Brazilian private and public colleges and universities (IES) have a great challenge ahead: diminishing the university evasion. This paper tries to contribute to the discussions which implicate such a complex problem, given the circumstances in which it is inserted. It was investigated variables which could discriminate two groups, one of them formed by students who have better chances to graduate and, the other one, formed by students who left the IES without graduating. In search of this goal, a questionnaire was applied in order to extract possible differences between the groups and, to determine which variables had significant differences. For so much statistical techniques were used, such as the MANOVA. After determining the discriminating variables, happened the individual classification in one of the groups and, with the application of the Fisher Linear Discriminating Function and the Logistics Regression. As good as these methods might be, classification mistakes always happen, which were estimated. One of the methods used was the Lachenbruch’s. Besides the discriminating variables, the classificatory functions were also fed on factorial scores, comparing the results obtained with the two kinds of data. The research was performed at one medium size IES in Foz do Iguaçu – PR, compared to other institutions in the city and, even investigating a reduced universe, a lot of the results obtained can be expanded to other institutions. Factorial scores and discriminating variables, such as: time to study and deception with the chosen course, let us build functions to predict to which group a new individual will belong. | - |
| Formato: dc.format | 79f. : tabs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Evasão escolar - Foz do Iguaçu (PR) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise numérica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise numérica | - |
| Título: dc.title | O uso de técnicas de estatística multivariada no prognóstico de desistência de alunos em IES privadas : um estudo de caso na cidade de Foz do Iguaçu - PR | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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