Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Missio, Robson Fernando, 1979- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Agronomia | - |
Autor(es): dc.creator | Tessele, Augusto, 1993- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:35:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:35:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/75447 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/75447 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Robson Fernando Missio | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Agronomia. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Há um elevado numero de cultivares disponíveis para o cultivo nas diferentes regiões produtoras e, embora apresentem um bom desempenho agronômico, as variações nos ambientes de produção podem provocar alterações no rendimento das culturas. Assim sendo, o objetivo deste trabalho foi avaliar a adaptabilidade e estabilidade de cultivares de soja transgênicas recomendadas para a região de Palotina. Foram avaliadas 10 cultivares, em cinco ambientes, nos anos agrícolas de 2013/2014 e 2014/2015. Foram conduzidos em campo, em DBC, com três repetições e parcelas de quatro linhas de cinco metros. Os dados obtidos da produtividade foram submetidos a análises de variância. Foram estimadas a adaptabilidade e estabilidade das cultivares pelo método de Eberhart e Russel e pelo MHPRVG. Por meio da análise conjunta verificou-se efeito significativo entre as cultivares, entre os ambientes e para a interação GxA. Com base na metodologia de Eberhart e Russel, as cultivares TMG 7060 IPRO, TMG 7062 IPRO e NA 5909 RG apresentaram-se estáveis e adaptadas para serem cultivadas no município de Palotina-PR. A cultivar TMG 1264 RR, que apresentou a melhor média produtiva entre as cultivares, obteve um coeficiente da regressão superior a 1 (ß1 > 1), indicando uma alta adaptabilidade a ambientes favoráveis e com baixa previsibilidade de comportamento (s2 di >0), podendo o seu cultivo ser cautelarmente recomendado em ambientes favoráveis. Pela metodologia MHPRVG, as cultivares NA 5909 RG, TMG 7060 IPRO, TMG 7161 RR, TMG 1264 RR e TMG 7062 RR apresentaram os melhores resultados. Com base na convergência dos resultados obtidos das metodologias de Eberhart e Russel e MHPRVG, as melhores cultivares para adaptabilidade e estabilidade para o município de Palotina-PR são: TMG 7062 IPRO, TMG 7060 IPRO e NA 5909 RG. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agronomia | - |
Título: dc.title | Adaptabilidade e estabilidade de cultivares de soja transgênica no município de Palotina – PR | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: