
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Luchese, Augusto Vaghetti, 1979- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Agronomia | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza, Vanessa Feitoza de, 1993- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:07:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:07:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/75444 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/75444 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Augusto Vaghetti Luchese | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Agronomia. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Estudos realizados referente a aplicação de molibdênio (Mo) na cultura da soja (Glycine max L.) atestam que existe a possibilidade da aplicação via tratamento de sementes, onde o Mo participa no crescimento e desenvolvimento das plantas uma vez que tem influência direta no metabolismo do N. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é determinar as doses de Mo que possam ser utilizadas via tratamento de semente sem que promovam prejuízos e danos ao desenvolvimento inicial da soja em substrato neutro onde diferentes interações possam ocorrer. Os tratamentos com molibdênio constituíram das doses: 0,0; 0,2; 0,4; 0,6; 0,8 g kg-1 de sementes, por meio da aplicação de solução de concentração variada para atender as devidas doses de molibdênio, utilizando como fonte de Mo o molibdato de sódio (Na2MoO4), ácido molíbdico (H2MoO4) e molibdato de amônio ((NH4)6Mo7O24) estas doses representam aproximadamente 14,4; 28,8; 43,2; 57,6 g de Mo ha-1 , considerando uma população de 360.000 plantas. Cada fonte de molibdênio consistiu em um ensaio conduzido separadamente ficando em casa de vegetação durante 21 dias após semeadura coletando-se então dos dados. As variáveis analisadas foram altura de planta, biomassa fresca e seca da parte aérea, área foliar das plantas, biomassa fresca e seca das raízes e número de plantas germinadas nas bandejas nos diferentes tratamentos. Para avaliar o comportamento das doses (fator quantitativo) é empregada a análise de regressão (P<0,05). A análise de variância não apresentou resultados significativos em relação as doses aplicadas nos parâmetros avaliados como altura de planta, biomassa fresca/seca de parte aérea e emergência das plântulas para todas as fontes de Mo. Nos parâmetros avaliados de biomassa de raiz fresca ocorreu diferença estatística pela análise de variância, sendo que a aplicação das fontes de Mo apresentaram ajuste quadrático, y = 42,60 - 54,07x* + 62,22x²*; y = 55,281 - 46,274x* + 68,161x2*; y = 43,29 - 104,68x* + 99,86x²*, respectivo a ácido molíbdico, molibdato de amônio e molibdato de sódio, promovendo assim redução das massas frescas de raízes. Contudo, mesmo ocorrendo redução do sistema radicular, como não houve redução da parte aérea é esperado uma recuperação deste parâmetro no desenvolvimento da cultura. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Soja | - |
| Título: dc.title | Molibdênio via tratamento de semente na emergência de plântulas de soja. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: