Teorias sobre a identidade de gênero e sua problemática na educação : apresentação das questões sob a perspectiva filosófica

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Autor(es): dc.contributorFranklin, Karen, 1968--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Filosofia da Educação-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Rosana Nascimento Mota-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:02:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:02:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/75260-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/75260-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dra. Karen Franklin da Silva-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educação.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 58-61-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente texto discute diferentes teorias de gênero, tendo como foco principal a formação da identidade e suas implicações nas propostas de políticas públicas para a educação. A investigação observou que os profissionais da educação básica estariam no meio do fogo cruzado teórico e sendo questionados constantemente por pessoas com diferentes concepções de identidade. Para tanto buscou-se apresentar a questão de forma que se possa ter um panorama do estado atual da questão na perspectiva da discussão filosófica. A investigação descreve diferentes conceitos de formação da identidade na tentativa de demonstrar a diversidade de perspectivas que se apresentam sobre o tema. Constatou-se que existem teorias contraditórias entre as teorias de formação da identidade. No entanto, observou-se que os documentos oficiais que referenciam políticas públicas quanto às questões de gênero na educação brasileira, seguindo as diretrizes e objetivos da ONU, apesar de nos últimos anos incluir e atender demandas de setores da sociedade historicamente desemparados, mantêm uma perspectiva conceitual unilateral e reproduz o velho contexto conceitual potencializador de exclusão e opressão sobre os diferentes. Assim, buscou-se o pensamento político de John Rawls, como possibilidade estratégica para refletir sobre o problema com a identidade de gênero, pois seu trabalho argumenta sobre a razoabilidade dos seres racionais envolvidos na discussão, porque se todos insistirem que sua posição individual seja universalizada, não haveria como ordenar tais desejos. Viu-se que estabelecer a razoabilidade e igualdade de condições como a métrica da discussão parece o mais razoável. Nesse sentido, percebemos que a questão dos conflitos teóricos sobre identidade de gênero não é o primeiro e certamente não será o último entrave conceitual inegociável para diferentes setores da sociedade, pois poucos estão dispostos a entrar no processo democrático que envolve a definição de princípios e concepções a respeito.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade de gênero na educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Curitiba (PR)-
Título: dc.titleTeorias sobre a identidade de gênero e sua problemática na educação : apresentação das questões sob a perspectiva filosófica-
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