
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Maia, Denise Maria, 1953-2020 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Carina Doris Ferreira dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:46:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:46:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2004 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/75233 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/75233 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Denise Maria Maia | - |
| Descrição: dc.description | Monografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Ciencias Econômicas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Pelo presente estudo, busca-se demonstrar a análise da determinação do spread bancário (medido pela diferença entre o custo de um empréstimo e a remuneração paga ao poupador) no Brasil. Esta análise dará um enfoque nos fatores microeconômicos (custos e receitas operacionais, liquidez dos bancos, alavancagem, etc), utilizando como referencial teórico a teoria do oligopólio, exposta por Possas, e a teoria do conluio, exposta por Scherer. O spread é composto pelos seguintes itens: lucro do banco (35,7%), impostos diretos (21%), despesas administrativas (19,2%), inadimplência (15,8%), impostos indiretos (8,2%). Neste trabalho descreve-se o papel dos bancos, do sistema financeiro, do crédito e da estrutura de mercado, com o intuito de aprofundar a relação de oligopolização e mostrar o comportamento destes na definição das taxas de spread. São analisadas questões como o processo de concentração, desnacionalização e fusão. São descritas as medidas adotadas pelo Banco Central para redução do spread, como a criação da Central de Risco, de diversas reformas, entre outros. O estudo mostra que o spread no Brasil é alto porque as instituições bancárias desejam maximizações excessivas de seus lucros e pelo alto custo operacional. Isso inibe o crédito, tão essencial para o desenvolvimento econômico. O Governo precisa adotar medidas que reduzam os custos dos bancos e que realmente estas instituições repassem essas reduções para a sociedade. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bancos | - |
| Título: dc.title | Uma visao geral da formaçao do spread bancario no Brasil no periodo do Plano Real : 1994 - 2004 | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: