A industria de automoveis e o comportamento dos preços no Brasil

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Autor(es): dc.contributorMoraes Neto, Jose, 1947--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Reginaldo Jendik-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:40:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:40:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-04-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-04-
Data de envio: dc.date.issued2004-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/75180-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/75180-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Jose Moraes Neto-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Ciencias Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho tem o objetivo de demonstrar o comportamento de concorrência de um dos principais setores da economia brasileira, a indústria automobilística. Foi desenvolvida uma pesquisa no sentido de demonstrar a dinâmica e o padrão de competição, analisando o comportamento desde o seu início nos meados do anos 50, passando pelo ano de 1967, período que teve transformações estruturais e de formas de competição significativas para o setor. Em relação as mudanças estruturais, várias fusões ocorreram entre alguns fabricantes, o que implicou no desaparecimento dos produtores locais, e a formação de um setor oligopólico forte. Outro fator foi a entrada em nosso mercado dos três maiores produtores norte americanos. A prática de disputa de mercado via preços em um setor oligopolístico como o de automóveis é ineficiente, visto as empresas poderem responder a tal movimento de preços. Por isso, as mudanças no padrão de competição se resumem na crescente adesão das empresas em utilizar a prática de diferenciação de produto, o que não ocorria até então. Com essa prática, os produtores podem alcançar várias faixas de mercado, tendo um maior retorno financeiro, do que se simplesmente fosse feito via elevação de preços. Mostra-se também o crescimento das vendas do mercado não está vinculado a uma redução de preços.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectIndústria automobilística-
Título: dc.titleA industria de automoveis e o comportamento dos preços no Brasil-
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