Ferrovias do Estado do Paraná : uma analise da infra-estrutura de logistica e investimentos apos a desestatizaçao

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Autor(es): dc.contributorShima, Walter Tadahiro, 1964--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorBarbosa, Elvis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:12:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:12:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-04-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-04-
Data de envio: dc.date.issued2004-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/75161-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/75161-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Walter Shima-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Ciencias Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho investiga, através de uma análise das regras que regulam os setores de infra-estrutura no Brasil, os fatores que determinam a expansão e investimentos nos transportes ferroviários de produtos no estado do Paraná. Com o aumento expressivo da participação brasileira no comércio internacional, principalmente na exportação de produtos agrícolas (soja, milho e outros) a partir do inicio da década de 90, a logística de transporte das matérias precisava urgentemente ser melhorada, tendo em vista ainda que o transporte rodoviário se tornara bem mais oneroso aos agentes econômicos (produtores, transportadoras e o Estado). Devido ao baixo poder de aplicação de recursos, o Estado não teve a competência necessária à manutenção e expansão operacional das ferrovias no Brasil e, conseqüentemente, a privatização do setor foi inevitável. Desde 1996 a malha sul está sendo administrada pela iniciativa privada, conforme Lei das Concessões (8.987/95), tendo o BNDES como agente executor do programa e o governo passa a executar, através das agências reguladoras e do ministério dos transportes, a regulação e gestão do setor. Porém, devido a problemas relacionados aos interesses das classes e/ou categorias sociais mais favorecidas e organizadas, ou seja, interesses políticos influenciando decisões econômicas, existem problemas de definição das regras, bem como faltam instrumentos de controle sobre as obrigações das empresas que obtiveram direito a exploração deste mercado. A presente monografia procura definir também o papel de cada agente econômico, analisando também o setor como sendo estratégico ao crescimento sustentado do Brasil.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectFerrovias - Paraná-
Título: dc.titleFerrovias do Estado do Paraná : uma analise da infra-estrutura de logistica e investimentos apos a desestatizaçao-
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