Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Faraco, Carlos Alberto, 1950- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Sigwalt, Carmen Sá Brito | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:48:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:48:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 1993 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/75151 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/75151 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Carlos Alberto Faraco | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação | - |
Descrição: dc.description | Inclui notas | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a forma como vem se dando a habilitação dos professores que atuarão como alfabetizadores. Na primeira parte destacaremos a necessidade da compreensão da educação como expressão de um determinado momento da História, bem como a compreensão do homem nessa perspectiva, para então tecer considerações sobre o processo de aquisição da linguagem escrita. desde a Antiguidade até os nossos dias. Tais abordagens partem do pressuposto de que as questões educacionais são particularidades de uma questão maior, não podendo, portanto, ser discutidas isoladamente. Na segunda parte do trabalho procuraremos analisar a formação do professor alfabetizador a partir de um aparente avanço, ou seja, da destinação de carga horária própria para uma disciplina que trata da Alfabetização nos currículos do curso de Magistério. Serão analisados os conteúdos desenvolvidos, evidenciando as concepções de alfabetização, de linguagem, de ensino e de aprendizagem às quais os mesmos estão atrelados. A partir da crítica dos conteúdos, desenvolvidos, apontaremos algumas questões a serem consideradas no processo de formação de alfabetizadores, mostrando que esta formação vai além da discutida questão "competência técnica versus compromisso político", mas que exige fundamentalmente competência teórica. Em síntese, procuraremos mostrar que a educação que temos retrata o momento que estamos vivendo na sociedade, apontando, possibilidades limitadas de reversão deste quadro. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This work aims at investigating the process of training literacy educators. Part I focuses on education as the expression of a period in history, picturing man within this perspective. It discusses the reading and writing learning process from Ancient history to the present. This approach is based on the assumption that issues in education are part of a major debate and should not be dealt with separately. Part II analyses the process of training elementary school teachers by investigating the syllabuses of classes designed for the teaching of reading and writing, as well as trying to bring about the principles underlying the notions of language, teaching, and learning which are present in them. It finally tries to point out that the training of literacy educators goes beyond the so called "technical competence versus political commitment" requiring basically theoretical competence. | - |
Formato: dc.format | [186] f. : il. ; 30 cm. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | A formação do professor alfabetizador : caminhos e descaminhos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: