Estrategia das empresas automobilisticas após anos 90 : um estudo de caso da Fiat Face e a Renault

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFonseca, José Wladimir Freitas da, 1963--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorCosta, Edgar Valmor da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:30:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:30:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-04-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-04-
Data de envio: dc.date.issued2004-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/75145-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/75145-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Jose Wladimir Freitas da Fonseca-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Ciencias Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo:Este trabalho busca delinear as estratégias das empresas automobilísticas após a abertura econômica dos anos 1990, para isto, no primeiro capítulo é abordada a teoria das estratégias das firmas sob uma ótica evolucionista, de forma que se observa como as empresas aprendem e acumulam conhecimentos e tecnologia a partir das adversidades corriqueiras e como são definidas as tecnologias aplicadas de acordo com as soluções encontradas para os paradigmas tecnológicos. No segundo capítulo é abordada a teoria da aprendizagem, forma esta de como as firmas se organizam e se estruturam e inovam a partir dos cenários apresentados pelo mercado. No terceiro capítulo é apresentado um histórico da formação da indústria metal-mecânica brasileira, da indústria automobilística brasileira e um estudo de caso sobre a empresa FIAT, buscando entender de que maneira as estratégias evolucionistas foram adotadas pela FIAT face a entrada no mercado brasileiro da sua concorrente Renault a partir dos anos 90.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria automobilística-
Título: dc.titleEstrategia das empresas automobilisticas após anos 90 : um estudo de caso da Fiat Face e a Renault-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.