Educaçao como fator de desenvolvimento : uma estudo de indicadores educacionais para a formulaçao de politicas publicas

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Autor(es): dc.contributorCastro, Demian, 1956--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorMeira, Alexandra Esperança da Cunha Pimentel de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:14:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:14:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-04-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-04-
Data de envio: dc.date.issued2004-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/75142-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/75142-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Demian Castro-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Ciencias Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente monografia parte do princípio de que a educação é um fator gerador de renda e de desenvolvimento. Sendo assim na primeira parte são apresentadas duas formas pelas quais a educação é caracterizada como necessidade para o desenvolvimento econômico e humano. O primeiro é um modelo desenvolvido por diversos economistas que utilizam o conceito Capital Humano explicando-o como um aperfeiçoamento da capacidade e das habilidades do indivíduo, através da educação, para uma melhor adaptação à tecnologia e conseqüente aumento da produtividade. O segundo defende a educação como fator essencial para a formação de cidadãos. Pessoas aptas a entender, exercer e cumprir seus direitos e deveres e participarem efetivamente da sociedade em que vivem. A segunda parte caracteriza o ensino público do Brasil e de Curitiba identificando a evolução dos indicadores educacionais nos últimos anos. E finalmente na terceira parte são apresentados dois bairros da capital e também seus indicadores e suas evoluções para em um próximo trabalho serem utilizados para a formulação de políticas públicas. Como resultado final, foram levantadas algumas possibilidades que dificultariam a criação de programas efetivos pela forma que os indicadores são levantados, calculados e apresentados.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento econômico - Efeito da educação-
Título: dc.titleEducaçao como fator de desenvolvimento : uma estudo de indicadores educacionais para a formulaçao de politicas publicas-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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