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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Dourado, Marcelo Sandin, 1964- | - |
Autor(es): dc.contributor | Torres Junior, Audálio Rebelo | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Oceanografia | - |
Autor(es): dc.creator | Miranda, Tábata Fernanda Vilas Boas de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:37:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:37:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/75129 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/75129 | - |
Descrição: dc.description | Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Centro de Estudos do Mar, Curso de graduação em Oceanografia. | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho foram analisadas a dispersão e a trajetória de óleo na superficie do mar com o auxilio do modelo de dispersão de poluentes Automated Data Inquiry for oil Spills (ADIOS2) desenvolvido pela NOAA, juntamente com o modelo numérico de circulação oceânica Princeton Ocean Model (POM), criado pela Universidade de Princeton e o modelo de trajetória de óleo Lagrangeano desenvolvido pelo Laboratório de Modelagem de Processos Marinhos e Atmosféricos LAMMA da UFRJ. Para a análise dos processos de dispersão do óleo, utilizando modelo ADIOS2, foram criados dois cenários chamados de "verão" e "inverno", baseados em extremos de temperatura da superficie do mar e realizados seis testes para cada cenário, com diferentes velocidades do vento (1, 5 e 10 m/s) e tipos de óleo (Leve: API 50 e Pesado: API 17,4), totalizando 12 testes de sensibilidade. Em todos os cenários foram simulados o derrame de 1.500 toneladas de óleo. As análises dos resultados demostraram que em ambos os cenários a porcentagem de óleo leve evaporado, após cinco dias de simulação, foi maior quando comparada com o óleo pesado. Para as velocidades do vento de 5,0 e 10,0 m/s as taxas de dispersão também foram maiores para o óleo leve. O aumento da velocidade do vento e da temperatura da água acarretou uma diminuição no tempo necessário para que as variações no balanço de massa do óleo se estabilizassem. O cenário de verão obteve valores mais altos de evaporação e dispersão para as três intensidades do vento e para ambos os tipos de óleo. Para a análise da trajetória do óleo a validação do modelo Lagrangeano, mostrou-se este condizente com a realidade, podendo ser utilizado operacionalmente em casos de acidentes com poluentes na Baia de Guanabara. A análise dos resultados do modelo de circulação oceânica POM e do modelo de trajetória de óleo Lagrangeano demonstrou que não há influência do vento na hidrodinâmica da Baía de Guanabara, porém a intensidade e direção do vento mostraram serem fatores determinantes no deslocamento do óleo na superficie do mar. Palavras-Chave: Modelagem numérica. Dispersão de óleo na superficie do mar. Trajetória de óleo. | - |
Descrição: dc.description | In this work the dispersion and trajectory of oil on the sea surface were analyzed with the aid of dispersion model of pollutants Automated Data Inquiry for Oil Spills (ADIOS2) developed by NOAA, along with the numerical model of ocean circulation Princeton Ocean Model (POM) established by Princeton University and the trajectory model of oil Lagrangeano developed by the Laboratory of Marine and Atmospheric Processes Modelling LAMMA UFRJ. To analyze the dispersion processes of oil, using the ADIOS2, two scenarios called "summer" and "winter" were created based on extremes of temperature of the sea surface, and six tests were performed for each scenario, with different wind speeds (1, 5 and 10.0 m/s) and types of oil (Light: API 50 and Heavy: API 17.4), totaling 12 sensitivity tests. In all scenarios spilling 1.500 tons of oil was simulated. Analysis of the results demonstrated, in both scenarios, that the percentage of light oil evaporated, after five days of simulation, was higher compared with heavy oil. For wind speeds of 5.0 and 10.0 m/s dispersion rates were also higher for the light oil. The increase of the wind speed and water temperature caused a decrease in the time required for the changes in the mass balance oil to stabilize. The summer scenario obtained higher values for evaporation and dispersion in the tree wind speeds, for both types of oil. For the analysis of the trajectory of oil Lagrangeano model validation showed that this is consistent with reality, and can be used operationally in cases of accidents involving pollution in Guanabara Bay. The results of the ocean circulation model POM and the trajectory model of oil Lagrangeano showed no influence of the wind on the hydrodynamics of the Guanabara Bay, however the intensity and direction of wind shown to be important factors for the dispersion of oil on the surface of the sea. Keywords: Numerical modeling. Dispersion of oil on the sea surface. Trajectory of oil. | - |
Formato: dc.format | 76f. : Il., grafs., maps., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Óleo - Poluição | - |
Título: dc.title | Caracterização da dispersão de manchas de óleo na região da Baía de Guanabara-RJ | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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