
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Welters, Angela, 1970- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Fernanda Clemilda Santos de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:19:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:19:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2004 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/75106 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/75106 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Angela Welters | - |
| Descrição: dc.description | Monografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Ciencias Econômicas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Com o objetivo de analisar a distribuição da renda do trabalho no Brasil entre os anos de 1992 e 2002, este trabalho faz uma retrospectiva da economia brasileira nas décadas de 70, 80 e 90, enfatizando nesta última as reformas ocorridas no período estudado (abertura da economia, redução da intervenção estatal e reforma monetária) e as conseqüências para o mercado de trabalho sob a visão de alguns teóricos do assunto. Em seguida faz-se uma análise da distribuição da renda do trabalho sob os aspectos do índice de GINI do Brasil, da apropriação da renda pelos percentis da população (10% mais pobres e 10% mais ricos) e da distribuição funcional da renda. Os principais resultados mostram a semelhança da estrutura distributiva do Brasil com países da África extremamente pobres e atrasados economicamente. Indicam também as regiões Centro-Oeste e Nordeste como campeãs em concentração de renda do país e o agravamento das desigualdades na distribuição dos rendimentos das mulheres ao longo do período estudado. Entre os homens os resultados demonstram que a distribuição praticamente não se alterou; além disso, nota-se a perda da participação das remunerações do trabalho no PIB a custo de fatores após a implantação do Plano Real. Verificou-se também que a maior parcela da renda se concentrou nas mãos de poucas pessoas situadas nas classes sociais mais altas da sociedade e que a política econômica da década de 90, embora tenha favorecido a redução da pobreza absoluta, não foi capaz de promover uma distribuição mais eqüitativa da riqueza nacional | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Renda - Distribuição - Brasil | - |
| Título: dc.title | Distribuiçao de renda do trabalho no Brasil nos anos 1992-2002 | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: