
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Xiscatti, Luiz | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Lopes, João Batista | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:26:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:26:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2004 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/75009 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/75009 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Luiz Xiscatti | - |
| Descrição: dc.description | Monografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Ciencias Econômicas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A década de 90 foi caracterizada por vários fatores no âmbito nacional e internacional que de certa forma tiveram papel fundamental quanto ao nível de atividade econômica e sobretudo na quantidade de postos de trabalho. Os planos de estabilização econômicos colocados em prática pelos então dirigentes da nação com o intuito de reduzir os altos índices inflacionários fizeram com que o país mergulhasse numa profunda recessão, que de certa forma impediu um maior crescimento da economia. As causas sociais foram relegadas a segundo plano, os níveis de investimentos foram reduzidos, o crescimento econômico se manteve praticamente estagnado. A partir de uma maior abertura comercial no início de 1990, bem como a diminuição das barreiras de importações e exportações através das reduções tarifárias, forçaram a competitividade entre as empresas e consequentemente muitas delas por não possuírem capacidade tecnológica para melhorarem a qualidade dos produtos produzidos acabaram fechando. Os donos de capital entendem que uma das alternativas possíveis para se solucionar esta questão e os seus impactos sociais é, a flexibilização dos contratos trabalhistas, fazendo com que os trabalhadores percam ainda mais. Este panorama requer uma atenção especial por parte das autoridades governamentais, no sentido de buscarem mecanismos que fomentem o crescimento econômico, estimulem os investimentos, gerem renda e melhorem a qualificação do trabalhador, sobretudo daqueles desprovidos de uma melhor qualificação. Enfim, o aumento de máquinas cada vez mais sofisticadas na produção, combinadas com o modelo de desenvolvimento econômico brasileiro, somadas às políticas econômicas que inibem a produção, com as altas taxas de juros e câmbio sobrevalorizado, criam uma expectativa negativa para o futuro, pois a População Econômica Ativa vem aumentando a uma taxa maior do que a taxa dos postos de empregos criados pelo setor produtivo. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mercado de trabalho - Curitiba, Região Metropolitana de (PR) | - |
| Título: dc.title | Evoluçao de postos de trabalho na Regiao Metropolitana de Curitiba nas empresas metalúrgicas anos 90 | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: