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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Dambros, Adriana Aparecida | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:23:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:23:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2006 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/7493 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/7493 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Maria Tereza Carneiro Soares | - |
| Descrição: dc.description | Acompanha CD-ROM | - |
| Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui bibliografia e anexos (CD) | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho pretende contribuir para as investigações sobre a história da matemática no ensino de matemática, ao buscar relações que podem ser estabelecidas entre o conhecimento do desenvolvimento histórico de um conceito matemático, pelo professor, e o ensino do mesmo. Nesse intuito, foi realizado um estudo de caso com uma professora das séries iniciais, em que foi estudado, durante diversos encontros, a história do sistema de numeração decimal e analisado, posteriormente, as alterações ocorridas nas aulas dessa professora. Nessa análise foram tomados como referência os estudos de Piaget sobre as relações entre o pensamento científico e a gênese do conhecimento na criança. Concluiu-se que o conhecimento da historicidade do sistema de numeração decimal, pela professora, mudou a sua forma de compreendê-lo e ensiná-lo, transparecendo, principalmente, na consideração que ela passou a demonstrar pelas formas de pensar dos seus alunos. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This research intends to contribute for the investigations about the history of the mathematics in the mathematics teaching, searching for relations that can be established between the knowledge of the historical development of a mathematical concept, for the teacher, and his teaching. In that intention, a case study was accomplished with a teacher of the initial series, in that it was studied, during several encounters, the history of the numeration system decimal and analyzed, later, the alterations happened in that teacher's classes. In that analysis they were taken as reference the studies of Piaget about the relationships between the scientific thought and the genesis of the knowledge in the child. It was ended that the knowledge of the historicity of the numeration system decimal, for the teacher, changed her form of to understand it and to teach it, appearing, mainly, in the consideration that she started to demonstrate for the forms of thinking of their students. | - |
| Formato: dc.format | x, 183 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - História | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | O conhecimento do desenvolvimento histórico dos conceitos matemáticos e o ensino de matemática : possíveis relações | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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