Construção do conhecimento musical sob uma perspectiva Piagetiana : da imitação à representação

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Autor(es): dc.contributorValente, Tamara da Silveira, 1953--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorDeckert, Marta-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:14:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:14:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-26-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-26-
Data de envio: dc.date.issued2006-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/7492-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/7492-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Tamara da Silveira Valente-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia e glossários-
Descrição: dc.descriptionResumo : A presente pesquisa teve como objetivo investigar a construção do conhecimento musical circunscrito à passagem da imitação para a representação, a partir de um contexto de educação musical, em crianças com cinco e sete anos de idade sob uma perspectiva piagetiana. A metodologia utilizada nesta investigação foi a pesquisa quase-experimental. A intervenção foi realizada com seis sujeitos, três sujeitos com cinco anos, e três com sete anos de idade, em uma escola da rede municipal de Curitiba/PR. Como pressupostos teóricos foram empregados estudos realizados por Piaget sobre a "Imitação" (1964), buscando auxílio também em seus estudos sobre "A Construção da Noção de Tempo" (1963), "Fazer e Compreender" (1974) e "A Tomada de Consciência" (1974). Dentre os resultados encontrados, verificou-se que há uma analogia entre as condutas próprias do processo de imitação no período sensóriomotor, em crianças com cinco e sete anos de idade, na educação musical. Tal processo acontece de maneira sucessiva e segundo uma ordem, e neste contexto específico, inicia-se na segunda fase da imitação, passando por todo o processo, e chegando à sexta fase, da imitação diferida que é precursora da representação. Foi possível verificar que ocorre uma construção musical em pensamento, no qual está implicada, sobretudo a imagem mental do som, antes de representá-la graficamente. Essa investigação contribuiu para a discussão de algumas questões concernentes à imitação no contexto específico da Educação Musical. Tal discussão, no entanto, não se encerra em si mesma, mas abre possibilidades para novas investigações sobre temas relacionados à construção do conhecimento musical.-
Formato: dc.formatviii, 104 f. : il. color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectPiaget, Jean, 1896-1980-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Desenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectMusica na educação-
Palavras-chave: dc.subjectRedação acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleConstrução do conhecimento musical sob uma perspectiva Piagetiana : da imitação à representação-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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