
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Engel, Guido Irineu, 1941- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Poplade, Mario Diogenes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:28:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:28:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 1991 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/74922 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/74922 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Guido Irineu Engel | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho tem por objetivo verificar as origens cientificas e filosóficas da Psicologia Clínica e expor o processo de formação e profissionalização do Psicólogo Clínico no Brasil. Para tanto, lançou mão da Pesquisa Bibliográfica. O trabalho inicia com a descrição das origens filosóficas e científicas da Psicologia. Em seguida verifica-se a origem da Psicologia Clínica e as influências filosóficas que esta sofreu. Constatou-se que a Psicologia, e com ela, a Psicologia Clínica foram introduzidas artificialmente no Brasil através de instrumentos legais, fato que, em parte, é responsável por uma série de problemas relacionados com a formação e profissionalização do psicólogo Clínico. Dentre estes destacam-se: a dificuldade da delimitação clara e objetiva dos objeto de estudo e de trabalho e, consequentemente, do campo de atuação profissional e da área de conhecimento; problemas curriculares e falta de critérios objetivos para a definição das atribuições do Psicólogo Clínico. Como parte final, sugere-se que a Psicologia, assim como a Psicologia Clínica no Brasil, sejam repensadas no que diz respeito à: campo de atuação profissional; área de conhecimento; objeto de estudo e objeto de trabalho; currículo; contribuições e funções, a fim de que o futuro profissional de Psicologia Clínica possa dar uma efetiva contribuição para a solução de problemas psíquicos de indivíduos e situações que solicitam sua intervenção. | - |
| Descrição: dc.description | Zusammenfassung: Das Ziel der vorliegenden Arbeit ist es, den wissenschaftlichen und philosophischen Ursprung der klinischen Psychologie zu ergründen sowie den Ausbildungs- und Profissionalisierungsprozess des klinischen Psychologen in Brasilien darzustellen. Die Arbeit beginnt mit der Beschreibung der philosophischen und wissenschafliche Ursprünge der Psychologie. Anschliessend werden-der-Ursprung der klinischen Psychologie und ihre Beinflussung durch die Philosophie dargestellt. Es wurde herausgefunden, dass die Psychologie und mit ihr die klinische Psychologie durch gesetzliche Massnahmen m Brasilien emgefuhrt wurden, was zu einer Reihe von Problemen geführt hat, die mit der Ausbildung und Professionalisierung des klinischen Psychologen Zusammenhängen. Zu erwähnen sind etwa folgende: die Schwierigkeit der genauen Abgrenzung des Erkenntnis- und Arbeitsgegenstandes und infolgedessen des beruflichen Tätigkeitsfeldes sowie des Erkenntnisbereichs; Schwierigkeiten bei der Curriculumplanung und der Mangel an objektiven Kriterien zur Begrenzung des Tätigkeitsfeldes des klinischen Psychologen. Als Abschluss der Arbeit wird empfohlen, dass die Psychologie sowie die klinische Psychologie m Brasilien überdacht werden in Bezug auf Erkenntnisbereich, Erkenntnisgegenstari berufliches Tätigkeitsfeld und Curriculum, so dass der zukünftige Berufstätige auf dem Gebiet der klinischen Psychologie einen erfolgreichen Beitrag zur Lösung psychischer Probleme von Individuen und Situationen leisten kann. | - |
| Formato: dc.format | vii, 121 f. ; 29 cm. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicologia clinica - Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicologia clinica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicologos clinicos - Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Psicologia clinica : formação e profissionalização | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: