
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pedra, Jose Alberto, 1947- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Roncato, Marlene Mattevi | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:45:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:45:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 1988 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/74915 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/74915 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: José Alberto Pedra | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Curso de Pós-Graduação em Educação | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Pela análise textual dos conceitos da teoria de aprendizagem ausubeliana, evidencia-se a forma pela qual os postulados ocorrem em um esquema paradigmático. Procura-se assegurar a aplicabilidade da teoria ausubeliana na organização curricular adequada ao conceito central da teoria - aprendizagem significativa. O presente estudo está estruturado em três etapas que se intercomplementarizem: 1) Revisão de paradigmas, seu significado na Educação. 2) Revisão do paradigma de análise proposta por MARTINS. 3) Análise da teoria ausubeliana no contexto de um paradigma. Através destas etapas salienta-se os limites e fechamentos que adequam a teoria de aprendizagem ausubeliana ao esquema paradigmático utilizado e viabilizado por fases de identificação, classificação e inter-relacionamentos das variáveis em seu conteúdo descritivo. Estabeleçe-se como recurso de estudo a análise horizontal e a análise vertical do conteúdo temático das obras de David Ausubel. Assim sendo, o esquema paradigmático utilizado é resultante desta dupla análise, legitimando os conceitos estruturais da teoria de aprendizagem do autor em estudo- No quadro final onde está representado o esquema paradigmático se encontra a inter-relação, horizontal e vertical, existente entre as variáveis, transmitindo assim, base e sentido à qualidade especial de finalidade dos conceitos estruturais da teoria estudada. | - |
| Descrição: dc.description | Summary: Through textual analysis of theory concepts of au subeliana learning, it is evidenciated the way by which the run in a paradigmatic model. The assurance of the aplicability of the ausubeliana theory is saught, adquating in to the central concept of meaningful learning. The presente study is structured on there stages which are intercomplemented: 1) Revision of the paradigm, it's significance on education. 2) Revision of the paradigm of the analysis proporsed by MARTINS. 3) Analysis of the ausubeliana theory on the context of a p a radigm. Through these stages, the limits and enclosures which adequates the ausubeliana learning theory into the paradigmatic model used and viabilized by stage of classification, and inter-relationship of variables in its descriptive containment. As a resoure of study, a horizontal and vertical analysis of the thematic containment os Ausubel's work is established. So being, the paradigmatic model used is the result of this double analysis, ligitimining the structural concepts of the ausubeliana learning theory. On the last table the paradigmatic model is presented, showing the existing inter-relationship between the variables, reflecting in this way, the basic and meaning to the quality of the finality of use of the structural concepts of the theory studied. | - |
| Formato: dc.format | 139f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | A teoria ausbeliana : análise paradigmática e a questão curricular | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: