
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Portela, Edy Luiza Feix | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:35:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:35:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 1989 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/74897 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/74897 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Zelia Milleo Pavão | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Parana. Setor de Educação | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Diante da crescente demanda escolar que o ensino noturno de 2º grau vem apresentando e da necessidade de alternativas para que o mesmo se desenvolva mais eficazmente, este trabalho visa a colaborar no sentido de refletir sobre a problemática do estudante trabalhador da escola pública noturna de 2º grau. O trabalho tem como suporte teórico um estudo sobre os valores que estão subjacentes aos fins e objetivos educacionais, bem como, aos mecanismos legais de sua adoção e concretização nas escolas . Historiando sobre a evolução dos objetivos da educação brasileira, desde os jesuítas, o estudo vislumbra a realidade dos mesmos nos dias atuais e ressalta a visão crítica do aluno de 2º grau noturno face a realização de si próprio, do trabalho, a cidadania e a escola. O estudo exploratório, portanto aberto à reflexão, permitindo configurar com bastante clareza a experienciação curricular das escolas noturnas de 2º grau, e o estudante trabalhador, visa também apontar subsídios para uma mediação curricular mais eficaz para as escolas noturnas. É a partir deste contexto que este trabalho procurou ser mais uma contribuição para os educadores que atuam no ensino de 2º grau noturno, no sentido de rever a concretização dos objetivos educacionais na prática escolar, direcionando-a para o efetivo atendimento de uma clientela específica - o aluno trabalhador. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: In face of the growing demand for the evening secondary school courses lately observed, and the resulting need for alternatives which may grant them a more effective development, the present paper is an attempt to offer a contribution by examining the difficulties faced by the worker who is a student at the evening secondary state school. The theoretical support for this work consists of a study of the underlying values of educational objectives and ends, as well as of the legal mechanisms for their adoption and implementation in the schools. Surveying the history of the objectives of Brazilian education since the times of the Jesuits, the work visualizes their reality in the present days, stressing the critical vision of the evening secondary school student before his self-fulfilment, work satisfaction, citizenship and schooling. The exploratory study however, is open to reflection and allows a clear configuration of the curricular experience of secondary evening school, and of the student worker. It also aims to offer subsidies for a more efficient curricular mediation for the evening schools. It is from this context that this paper attempts to offer a contribution for educators involved in evening secondary teaching to revise the realization of educational objectives in the school practice, directing it to the effective assistance to this specific clientele — the student worker. | - |
| Formato: dc.format | vi, 312 f. ; 30 cm. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Publicador: dc.publisher | [s.n.] | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de segundo grau | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudantes - Avaliação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudantes - Emprego | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Trabalhadores estudantes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas noturnas - Curriculos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de segundo grau - Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
| Título: dc.title | Valores mediados pelo curriculo na percepção do aluno trabalhador da escola noturna de 2. grau | - |
| Título: dc.title | Valores mediados pelo curriculo na percepção do aluno trabalhador da escola noturna de segundo grau | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: