Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gimenez, Fernando Antonio Prado, 1957- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Felipe Leal Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:06:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:06:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/74862 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/74862 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Fernando Antonio Prado Gimenez | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo :Nesta pesquisa buscou-se verificar de que maneira o intraempreendedorismo é percebido pela gestão de uma organização pública federal. Para isso, partiu-se do referencial de temas como Estado, Governo e Administração Pública, bem como de Gestões Pública, Estratégica e Empreendedora. Além disso, foi realizada pesquisa de campo quali-quantitativa com aplicação de questionários semiestruturados aos gestores de uma instituição pública federal de ensino superior a fim de verificar as ferramentas já existentes que propiciam uma gestão estratégica intraempreendedora. A análise das respostas foi tratada por estatística descritiva e análise de conteúdo (no caso das respostas abertas). Os resultados encontrados apontaram que o fenômeno do Intraempreendedorismo é reconhecido como ações ligadas a melhorias, inovação, mudança, busca de resultados e concretização de objetivos, percebido como necessário à melhoria da organização por meio do desenvolvimento de características como pró-atividade, resiliência, inconformismo, entrega de resultados, aprimoramento, networking e profissionalização dos ocupantes de cargos de direção e de ferramentas de gestão. A principal limitação desta pesquisa foi a quantidade baixa de questionários respondidos, sugerindo-se, assim, um trabalho de maior sensibilização para um retorno mais efetivo de respondentes na realização de pesquisas futuras do tema. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Empreendedorismo | - |
Título: dc.title | Intraempreendedorismo e gestão pública : amor platônico ou possível relação estável? | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: