Formação em serviço para professores primários da rede pública estadual do Paraná : os modelos e as práticas de ensinar - (1970-1989)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRanzi, Serlei Maria Fischer, 1955--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorSouza, Ana Lúcia Martins de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:08:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:08:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2002-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/74840-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/74840-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Serlei Maria Fischer Ranzi-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa tem como objeto de investigação a prática dos professores primários e sua relação com os cursos de formação em serviço da Rede Estadual de Ensino do Paraná. A escolha das décadas de 1970 a 1980 justifica-se por ser neste período que ocorreu a institucionalização do espaço para formação em serviço no Paraná, com a criação do Centro de Treinamento do Magistério Primário - Cetepar, que passa a funcionar em 1973. Apresenta-se uma análise histórica de como e por que os cursos começaram a fazer parte das discussões educacionais e das políticas públicas implementadas nos sistemas de ensino. Examina-se, especificamente, esse processo no Paraná. É possível identificar as concepções de ensino divulgadas aos professores, como também os modelos de organização a partir dos quais os cursos foram concebidos e a que os professores estiveram submetidos. Em seguida, as análises centram-se em dois aspectos: primeiramente, nos objetivos e modelos de organização dos cursos oferecidos pela Secretaria de Educação e Cultura, a partir da década de 70, com a implantação da Reforma (Lei 5.692/71) e nas reformulações curriculares ocorridas na década de 80, com a implantação do Ciclo Básico. O segundo aspecto diz respeito aos significados dos cursos de formação em serviço sobre alfabetização para os professores na elaboração e concretização de suas práticas de ensinar. As práticas são analisadas a partir dos depoimentos realizados com onze professores que atuaram como alfabetizadores neste período. São utilizadas tanto fontes escritas - mensagens de governo, currículos, projetos da secretaria, atas do Cetepar, legislação - como fontes orais, através das entrevistas com os professores e um docente dos cursos de formação. A tentativa de compreender a dinâmica da organização dos cursos e como os professores apropriaram-se desses implicou a análise dos registros oficiais e da memória dos professores sobre as práticas do dia-a-dia na sala de aula, com as adesões e resistências aos modelos de ensino propostos.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research aims to investigate the practice of elementary schoolteachers and their relationship with the formation courses in service at Rede Estadual de Ensino do Parana (Teaching Net of the State of Parana). The choice on the 1970 and 1980 decades is justified because it was in this period that the space institutionalization for the formation in service in Parana took place with the creation of the Centro de Treinamento do Magisterio Primario - Cetepar (Training Center of Elementary Teaching) that started to operate in 1973. A historical analysis is presented on how and why the courses started to take part in the educational discussions and of the public policies implemented in the teaching systems. We specifically examined this process in Parana. It is possible to identify the teaching conceptions revealed to the teachers, as well as the organization patterns from which the courses were conceived and to what the teachers were submitted. Soon after, the analysis is centered in two aspects: firstly in the organization objectives and patterns of the courses offered by Secretaria de Educação e Cultura (Secretariat of Education and Culture), from the 1970s with implementation of the Act 5.692/71 and in the curriculum reformulation that took place in the 1980s with the basic cycle process implementation. The second aspect is concerned about the meaning of the formation courses in service on the alphabetization for the teachers in the elaboration and concretization of their teaching practices. The practices are analyzed from the testimonies surveyed among eleven teachers that performed as alphabetizers during this period. Written sources are used - messages from the Government, curriculum, projects of the Secretariat, minutes from Cetepar, legislation - as well as oral sources through interviews with the teachers and an academic of the formation courses. An analysis of the official registers and of the teachers' memories on the day-to-day practices in the classrooms with the adhesions and resistance to the teaching patterns proposed was necessary to try to understand the organization dynamics of the courses and how the teachers adapted to them.-
Formato: dc.format142f. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas públicas - Ensino de Primeiro grau-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de ensino de primeiro grau - Formação-
Título: dc.titleFormação em serviço para professores primários da rede pública estadual do Paraná : os modelos e as práticas de ensinar - (1970-1989)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.