Inventando a escola, inventando a nação : discursos e práticas em torno da escolarização paranaense (1920-1928)

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Autor(es): dc.contributorRanzi, Serlei Maria Fischer, 1955--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorMoreno, Jean Carlos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:26:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:26:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-16-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-16-
Data de envio: dc.date.issued2003-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/74799-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/74799-
Descrição: dc.descriptionAnexo-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Serlei Maria Fischer Ranzi-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação - área temática de História e Historiografia da Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia e notas bibliográficas-
Descrição: dc.descriptionResumo: Estuda as Intervenções sobre a Instrução Pública paranaense, no período de 1920-28, tendo como objeto principal as práticas e discursos dos Diretores da Instrução Pública, César Prieto Martinez (1920-24) e Lysimaco Ferreira da Costa (1924-28). Utilizando-se de ampla documentação - Relatórios de Inspetores e subinspetores da Instrução Pública, Revista "O Ensino" (publicação oficial), Programas de Ensino, Livros Didáticos e as teses apresentadas no I Congresso de Ensino Oficial e na I Conferência Nacional de Educação -, investiga as ações e discursos a partir dos conceitos de representação e apropriação, questionando-se: 'como os agentes oficiais da instrução pública apropriavam-se das idéias modernizadoras em voga no período', 'como liam ou que representações construíam da população que queriam escolarizar' e 'que representações construíam em torno da escolarização e dos profissionais a ela ligados'. Neste caminho verifica-se que a ampliação da rede escolar veio acompanhada de ideais de racionalização, produtividade, controle e profissionalização, sendo destaque o investimento na formação docente e a recusa ao bacharelismo, com a conseqüente ênfase no método de ensino. Constatando a existência de um amplo projeto de civilidade, entendida como intervenção sobre os hábitos públicos e privados da população, examina, por fim, as especificidades da Reforma de Ensino empenhada em território paranaense, sendo a principal delas a permanência da dicotomia rural-urbano e por conseguinte, a predominância do desejo de intervenção sobre a escola isolada, apesar do modelo representado pelo Grupo Escolar.-
Formato: dc.format139 f. : il., mapa, tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEscolarização-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Paraná - 1896-1980-
Palavras-chave: dc.subjectRedação acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleInventando a escola, inventando a nação : discursos e práticas em torno da escolarização paranaense (1920-1928)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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