Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ranzi, Serlei Maria Fischer, 1955- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Moreno, Jean Carlos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:26:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:26:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2003 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/74799 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/74799 | - |
Descrição: dc.description | Anexo | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Serlei Maria Fischer Ranzi | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação - área temática de História e Historiografia da Educação | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografia e notas bibliográficas | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Estuda as Intervenções sobre a Instrução Pública paranaense, no período de 1920-28, tendo como objeto principal as práticas e discursos dos Diretores da Instrução Pública, César Prieto Martinez (1920-24) e Lysimaco Ferreira da Costa (1924-28). Utilizando-se de ampla documentação - Relatórios de Inspetores e subinspetores da Instrução Pública, Revista "O Ensino" (publicação oficial), Programas de Ensino, Livros Didáticos e as teses apresentadas no I Congresso de Ensino Oficial e na I Conferência Nacional de Educação -, investiga as ações e discursos a partir dos conceitos de representação e apropriação, questionando-se: 'como os agentes oficiais da instrução pública apropriavam-se das idéias modernizadoras em voga no período', 'como liam ou que representações construíam da população que queriam escolarizar' e 'que representações construíam em torno da escolarização e dos profissionais a ela ligados'. Neste caminho verifica-se que a ampliação da rede escolar veio acompanhada de ideais de racionalização, produtividade, controle e profissionalização, sendo destaque o investimento na formação docente e a recusa ao bacharelismo, com a conseqüente ênfase no método de ensino. Constatando a existência de um amplo projeto de civilidade, entendida como intervenção sobre os hábitos públicos e privados da população, examina, por fim, as especificidades da Reforma de Ensino empenhada em território paranaense, sendo a principal delas a permanência da dicotomia rural-urbano e por conseguinte, a predominância do desejo de intervenção sobre a escola isolada, apesar do modelo representado pelo Grupo Escolar. | - |
Formato: dc.format | 139 f. : il., mapa, tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolarização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Paraná - 1896-1980 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Inventando a escola, inventando a nação : discursos e práticas em torno da escolarização paranaense (1920-1928) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: